Atualizado em: 5 fevereiro 2013

Erro Médico - Como proceder para entrar na justiça

O cidadão pode entrar com um processo na justiça contra um erro médico, tanto para ser ressarcido por algum prejuízo causado, como para conseguir a cassação do diploma do médico!
Você Sabia?
Que de acordo com o Conselho Federal de Medicina, há no Brasil cerca de 330 mil médicos - ou seja, um médico para cada 578 habitantes. Para atingir o nível dos Estados Unidos - que é de um médico para 411 pessoas -, o país ainda precisa formar mais 100 mil médicos.
publicidade:
erro_medico

O erro médico é uma falha do médico no exercício de sua profissão, para isso deve abrir um processo na Justiça Civil

Erro Medico pode ser por 3 Fatores

1) Negligência: quando há  falhas por descuido e falta de atenção, ou em casos nos quais o médico não oferece os devidos cuidados ao paciente;

2) Imperícia: quando o médico realiza um procedimento para o qual não foi habilitado;

publicidade:

3) Imprudência: quando o médico assume riscos que colocam em perigo o paciente, sem que exista amparo científico para essa decisão.
A partir do momento que foi comprovado um erro médico, e que este ocasionou alguma sequela ou até mesmo a morte do paciente, o paciente ou seus familiares próximos devem entrar na justiça com um processo indenizatório, solicitando o ressarcimento dos danos causados.

O Que Fazer

Então sempre que o paciente ou seus familiares estiverem diante de uma suspeita de erro médico, durante atendimento médico-hospitalar, devem se dirigir à delegacia mais próxima e abrir um Boletim de Ocorrência (BO), para depois de posse deste documento poder procurar a assistência jurídica.

publicidade:

Informação

Sendo que pode ser processado individualmente qualquer profissional médico (incluindo Diretores de Clínicas, Hospitais, Cooperativas e também Secretários de Saúde).

Também podem ser processadas quaisquer Instituições de Saúde (Clínicas, Hospitais Particulares Convênios Médicos, Cooperativas, Casas de Repouso, Bancos de Sangue, etc).

Vídeo sobre Erro Medico

publicidade:

Você também vai gostar disso!

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook