Atualizado em: 23 fevereiro 2011

Ementa | Significado

No dia a dia é fundamental que saibamos o significado das palavras para que evitemos passar por constrangimentos. Obviamente, é impossível saber o significado de todas as palavras do dicionário brasileiro, mas isso não significa que pelo menos interesse em aumentar ainda mais o seu vocabulário você não deve ter.

publicidade:

Sempre qu ouvir uma palavra que fuja da sua rotina, não custa nada ir até o dicionário ver o seu significado, e com a internet esse processo de aprendizado ficar ainda mais fácil. Será que “perder” 10 segundos do seu tempo para procurar o significado de uma palavra é mais importante do que o seu crescimento intelectual?

Uma das palavras que vemos diariamente nos telejornais e no dia a dia como um todo é “Ementa”.

Segundo a Wikipedia, a palavra Ementa (do latim ementum, “pensamento”, “idéia”, de e e mens, “juízo”, “razão”, “mente”) e é um termo aplicado de modo geral, para indicar toda espécie de apontamento ou anotação tomada para lembrança, a fim de que, por aí, se produza depois o documento escrito, que, se fazer ou se execute o ato nela lembrado. Por exemplo, é descrição resumida das matérias e suas cargas horárias dadas numa faculdade.

Uma ementa universitária, em geral, apresenta muito sucintamente as idéias gerais que serão abordadas ao longo da disciplina, na forma de um fichamento (frases soltas, de forma bem sintética). A apresentação mais detalhada dos assuntos que serão estudados, ponto a ponto, é dada no programa de curso.

Em Direito, a ementa do acórdão resume com palavras-chave o tema discutido e apresenta o dispositivo do julgado.

Agora já sabe, né? Então não perca tempo e sempre que tiver alguma dúvida sobre o significado de alguma palavra corra até o mais próximo dicionário e não vacile!

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook