Atualizado em: 18 março 2011

Eixo da Terra Deslocado

Honshu

O terremoto que devastou o Japão na semana passada teve uma magnitude de 8.9 graus na escala Richter que vai até a 10 graus e segundo um estudo preliminar do Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV) da Itália, o abalo pode ter deslocado o eixo da terra em 10 centímetros.

publicidade:

O INGV declarou que esse terremoto foi o segundo maior da história, o primeiro foi em 1960 no Chile.

A agência de noticias italiana Ansa, estima que é preciso recolher mais informações antes de estabelecer a medida exata do movimento, mas garante que com esse deslocamento nós teremos repercussão sobre a duração do dia solar, eles acham que nem será notado essa mudança pois serão mínimas e quase imperceptíveis, serão milésimos de segundo.

Mas somando o percentual do primeiro que foi de 1,26 microsegundo mais o segundo que foi de 1,6, deve mostrar algum resultado, podemos esperar grandes mudanças no planeta devido a esse deslocamento, pode não ser um número significativo mas pode indicar a potência e alcance do terremoto.

O mapa do Japão estará completamente diferente uma vez que ilhas foram engolidas pelo mar e a principal que é  a ilha Honshu teve um deslocamento de aproximadamente 2,5 metros.

Além do eixo da terra, o ponto magnético do planeta está sofrendo alterações, o que certamente implicará em sistemas de tecnologia e comunicação, além dos sistemas de posicionamento geográfico, como no caso dos GPS, muito usados por navios no mar, e atualmente muito popular para carros.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook