Atualizado em: 10 julho 2012

Dupla Cidanania - Pré-requisitos

Retirar a dupla cidadania não é fácil. Alguns demoram anos para serem retirados, de acordo com a determinação do país e os documentos. Entretanto, a dupla nacionalidade pode ser muito útil para quem quer embarcar em outro país sem problemas anteriores, além de passar a cidadania a seus descendentes.
Você Sabia?
Além do Jus Sanguinis (Direito ao Sangue) há também o Jus Soli (Direito ao Solo). Alguns afirmam ser a mesma coisa, que no caso não é. O Jus Soli é de acordo com o lugar que o cidadão nasceu e o Jus Sanguinis, de acordo com sua descendência.
 Dupla Cidanania

Os requisitos necessários com cada país e quais os consulados representam os países estrangeiros no Brasil.

A dupla cidadania algumas vezes é difícil. É necessário que o cidadão prove que seus antepassados eram de origem do país que exatamente pretende ter a cidadania, mas mesmo assim, dependendo do país, pode-se demorara um pouco.

Os descendentes tem como o nome “jus sanguinis”, do latim “direito de sangue”. Normalmente, pela grande quantidade de colonizados dos mais variados países, o brasileiro tem mais direito em retirar seu passaporte, por conta de que a maioria, quem dirá atualmente, todos, tem descendências europeias.

publicidade:

A Dupla Cidadania

É mais comum descendentes de italianos e portugueses tirarem seu passaporte, por a maioria da população tê-los como sua ascendência. Para obter o jus sanguinis, é necessários documentos de família provando que realmente eles eram estrangeiros e os documentos da pessoa que deseja retirar o passaporte. No Brasil há vários Consulados representando o país. O tempo da documentação depende de cada país. Alguns demoram de meses até anos. ]

Em alguns países, como a Espanha, é necessário que seus ascendentes tenham nascidos a partir de uma data. Como por exemplo, os homens, a partir de 1960 e mulheres a partir de 1986. A retirada da cidadania traz lados muitos positivos, como a facilitação de imigrar a outro país, o direito de trabalho, estudo e moradia, a proteção do país em algumas circunstâncias e a pessoa que tiver a dupla cidadania pode passar aos seus descendentes.

Consulados no Brasil

Consulado Alemão

Telefone Contato: (11) 3097-6644

Site: http://www.brasil.diplo.de

Consulado Portugal

Telefone Contado: (11) 3084-1800

Site: http://www.consuladoportugalsp.org.br/

Consulado Áustria

Telefone Contato: 

  • (11) 3044-9944- SP
  • (21) 3326-0770- RJ

Site: http://www.advantageaustria.org

Consulado Bélgica

Telefone Contato: 

  • (11) 3044-9944- SP
  • (21) 3326-0770- RJ

Site: http://www.advantageaustria.org

Consulado Itália

Telefone Contato:

  • (19) 3251-0050- SP
  • (21) 3534-1315- RJ

Site: http://www.consriodejaneiro.esteri.it

Consulado Espanha

Telefone Contato: 

  • (19) 3236-4301- SP
  • (21) 2543-3200/3112- rj

Outros Consulados

Vídeo Dupla Cidadania

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook