Atualizado em: 3 fevereiro 2011

Doenças causadas por Protozoários

Em todo o mundo, desde que o mundo é mundo, enfrentamos problemas com Doenças causadas por Protozoários, (nome originado do grego protos, primitivo e zoon, animal), e temos enfrentado sérias epidemias de doenças causadas por protozoários.

publicidade:

Esses organismos unicelulares, heterotróficos, sobrevivem de microorganismos vivos ou matéria orgânica de cadáveres.

A doença de chagas, é uma infecção causada pelo protozoário cinetoplástida. A Amebíase, é uma infecção que pode ser condicionada apenas no intestino, mas pode comprometer também o fígado, e causar diarréia. Tricomoníase, uma doença sexualmente transmissível. Giardíase, infecção intestinal que provoca diarréia. Malária, doença infecciosa aguda ou crônica que causa danos ao cérebro, o pulmão, rim e fígado, essas são algumas das doenças causadas por protozoários.

A contaminação acontece de duas maneiras, pelo sangue ou através do tubo digestivo ou a boca, mas outros órgãos também podem servir de alojamento para esses parasitas.

Os protozoários se reproduzem de maneira tanto assexuada como sexuada. Os protozoários usam hospedeiros intermediários como o homem ou também, os mosquitos.

Por isso todos os cuidados são poucos, lavar as mãos, tomar banhos, cuidar dos alimentos lavando os muito bem, cuidando da limpeza de casas e quintais. Pode até não resolver, mas certamente vai limitar, em muito a proliferação de insetos e conseqüentemente as doenças transmitidas pelos mesmos.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook