Atualizado em: 14 julho 2011

Doação de Animais Ibama - Informações

Manter animais em cativeiros é crime, por conta disso o Ibama está incentivando a doação de animais ao seu habitat natural. Saiba mais sobre o projeto.
AnimaisAnimais silvestres mantidos em cativeiro precisam ser devolvidos ao seu habitat natural. Doar um animal é um ato de consciência e solidariedade, por isso o Ibama resolveu convencer pessoas que mantêm animais silvestres em casa a devolvê-los para que possam levar uma vida normal como qualquer outro animal da sua espécie.

Pode parecer exótico, mas ter animais silvestres em sua própria casa é crime, ainda mais se o local onde vivem estiver em condições precárias ou o animal estiver em extinção. Após serem mantidos em cativeiros, esses animais têm muita dificuldade para sobreviverem sozinhos, o que é uma ameaça para a continuação dessas espécies mantidas presas.

O projeto de doação foi criado para recuperar os animais condenados a passar o resto da vida em jaulas, principalmente as aves, que nem mesmo oferecem riscos aos humanos. O DoaçãoIbama fez parcerias com fazendas de ecoturismo para onde os animais doados serão enviados com o comprometimento de receber os cuidados necessários, Estando em contato com a natureza, se  tornarão atrativos e já estarão amansados por terem crescido em residências como animais domésticos.

O problema maior são os animais maiores que crescem em jaulas e não aprendem a caçar, assim não podem voltar ao seu habitat natural, pois já não conseguem mais viver sem a ajuda do homem para sobreviver. Aqueles que possuem animais em cativeiros podem devolvê-los sem serem penalizados com multas. Visto que o transporte irregular desses animais geram punições ao proprietário, é preciso primeiramente preencher um modelo padronizado ou através de uma carta a formalização da doação de animais ao Ibama.

Quem não aderir à campanha e continuar a manter animais silvestres em cativeiro, estão sujeitos a uma fiscalização rigorosa que pode desencadear multas e até prisão. Para denunciar tráfico de animais silvestres entre em contato com o Disque Denúncia do Ibama pelo número 2522-8069 ou 0800 618 080


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook