Atualizado em: 27 setembro 2011

Diferenças: CDC x Leasing x Consórcio

Para se adquirir um bem, a maior preocupação é com relação a qual financiamento escolher. Existem importantes diferenças entre CDC, Leasing e Consórcio. Confira quais são essas diferenças que separam cada modalidade.

Na vida temos ambições diferentes e ambições em comum com o resto do mundo. Quem não pensa em adquirir aquela casa própria ou ter o seu próprio carro? O tempo vai passando e as coisas vão ficando mais fáceis. Embora muitas vezes o custo de vida aumente, também aumentam com ele as chances de se obter certas coisas, como o próprio carro.

Diferenças-entre-CDC-Leasing-e-Consórcio

Um das maiores dúvidas da população é em relação as diferenças entre as modalidades de financiamentos, CDC, Leasing e Consórcio. (Foto: Shutterstock)

As chances de se comprar um bem hoje em dia é bem maior do que antigamente, diremos o porquê. Os modos de pagamento e as facilidades oferecidas hoje em dia são bem diferentes de antigamente, o que dificultava mais a compra de um bem. Atualmente, embora surjam novos financiamentos, muitas pessoas ainda possuem dúvidas sobre as vantagens e desvantagens de se comprar um carro à prazo. Por isso, iremos dar algumas dicaspara quem está pretendendo comprar aquele primeiro veículo à prazo.

publicidade:

Rumo ao Financiamento

Uma das medidas mais adotadas pelo consumidor brasileiro é comprar um veículo 0 km, visando facilitar o transporte de um lugar para o outro sem precisar de transporte público ou então de acabar de vez com o sofrimento do aluguel, adquirindo uma casa própria. Além disso, a estabilidade econômica vem facilitando para os consumidores, facilitando o crédito e abrindo oportunidades para se adquirir aquele bem que possui prestações acessíveis ao bolso.

Mas ao resolver comprar, novas dúvidas surgem, como sobre qual financiamento fazer? Existem 3 modalidades, o CDC, o leasing e o consórcio. Entenda primeiramente o que é cada um e saiba como adquirir o seu carro zero.

Diferença: CDC x Leasing x Consórcio

A principal diferença é que o CDC é voltado mais para pessoas físicas, embora também seja bom para pessoas jurídicas. Já o leasing é mais recomendado para pessoas jurídicas do que para pessoas físicas.  O consórcio é ótimo para pessoas físicas que não dispõem de uma renda que possa ser facilmente comprovada ou que tenham dificuldades de pagar parcelas muito altas. Entenda agora o porquê da importância de cada um para pessoa física e para pessoa jurídica.

Crédito Direto ao Consumidor (CDC)

O Crédito Direito ao Consumidor ou CDC é uma modalidade de financiamento usado para se adquirir um veículo ou uma moto, voltado para pessoas físicas e jurídicas. Possui características como:

  • Ter 60 meses de parcelas fixas e vencimento à escolher à pagar
  • Incidência de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF)
  • Total financiamento do veículo, de 100%
  • Chances de financiamento de carros fabricados há 10 anos
  • Possibilidade de quitação prévia, tendo juros reduzidos
Diferença entre os financiamentos

Os financiamentos são realizados para a aquisição de bens, principalmente de carros, um dos bens mais adquiridos atualmente. (Foto: Shutterstock)

Vantagens e Desvantagens

Dentre todas as vantagens, o comprador ao adquirir o veículo já não precisa se preocupar com documentação, pois o veículo já vem no nome do novo proprietário. Quem for o contratante poderá pagar o bem à vista e depois financiar diretamente com a financeira. Além disso, o contratante poderá quitar as parcelas ou adiantar o pagamento das mesmas e paga-las sem juros.

 

A desvantagem é que o valor do veículo acaba saindo mais alto, pois como o veículo já vem no nome do proprietário, os juros do CDC são mais altos, precisando também que sejam apresentados mais garantias de crédito.

Leasing

O leasing é uma operação de arrendamento financeiro, ou seja, a arrendadora adquire um bem de acordo com o contratante, arrendando-o a prazo ou por pagamento pré-definido. Enquanto é realizado o contrato, o bem irá permanecer com a arrendadora. Possui como características:

  • Mediante aprovação do crédito do contratante, o arrendamento pode ser de até 100% do carro
  • O contratante tem de 24 a 60 meses para pagar, com parcelas fixas e vencimento à escolher
  • Não há Incidência de IOF
  • É possível arrendar veículos com até 10 anos de fabricação

Vantagens e Desvantagens

[share]É mais vantajoso para empresas por ser uma modalidade que permite deduções do Imposto de Renda, além do prazo do pagamento. Já a desvantagem, é que o contratante fica “amarrado” por 24 meses no mínimo, por não poder antecipar o pagamento das últimas parcelas, sendo preciso quitar o contrato antes com desconto de juros, caso queira pagar antes.

Consórcio

Junção de pessoas e empresas que tenham um intuito de acumular recursos financeiras para aquisição de um bem de consumo a um custo menor do que um financiamento convencional. Possui características como:

  • O consórcio não realiza cobrança de juros
  • Não há previsão de entrega do bem
  • Pagamento é realizado sem entrada e parcelado
  • Há uma variedade de prazos e de valores

Vantagens e Desvantagens

As vantagens é que para pessoa física é melhor, por não possuir riscos altos de inadimplência, pelo poder de se escolher uma parcela de acordo com o orçamento e principalmente pela escolha do prazo. Para trabalhadores autônomos é mais viável, por ter maior problema de comprovar renda. A única desvantagem do consórcio é que para o contratante possuir o bem não tem prazo, portanto, não se pode ter pressa.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook