Atualizado em: 14 setembro 2011

Trainee x Estágio x Temporário » Diferenças entre cada um

Muitos acabam sentindo dificuldade em definir determinados cargos em uma empresa e confundem, sem saber a real diferença entre eles. Confira aqui qual a diferença entre Trainee, Estágio e Emprego Temporário e saiba um pouco mais sobre cada um.

Iniciar a carreira é sempre uma etapa complicada da vida. Muitas incertezas e muita insegurança tomam conta de cada um, tanto com relação a área de atuação quanto o ramo da empresa em que se deseja trabalhar também. Problemas assim são comuns no início da vida profissional, além de diversas dúvidas que surgem ao longo do caminho.

Você está precisando iniciar sua carreira e se depara com um novo programa de trainee. A ideia de realizar a inscrição te agrada, mas o que é ser um trainee? qual a função dele? Essa e outras dúvidas surgem ao procurar uma vaga, o que vale também para estagiário e para empregos temporários.

publicidade:

Diferenças básicas entre cada um

Primeiramente, a diferença básica entre trainee, estágio e temporário é que, o empregado trainee é registrado em carteira pela empresa, já o estagiário e o empregado temporário não. Isso tudo quer dizer que o estagiário e o temporário não terão direito a avisos prévios, décimo terceiro salário e férias, diferentemente do trainee.

Outra diferença, é que o estagiário e o temporário não irão receber Fundo de Garantia caso por alguma razão saia da empresa, pois o seu cargo não dá direito ao pagamento do INSS realizado pela empresa.

Diferente do trainee, que por ter registro em carteira, terá direito ao recebimento. Além disso, o salário é bem diferente. Um trainee costuma receber pelo menos três vezes mais que um estagiário. No caso do temporário, o salário irá depender do cargo arrumado temporariamente.

Aproveite e veja essas vagas:

Embora hajam grandes diferenças, há também algumas semelhanças entre os cargos. Para assumir todos são necessários alguns pré-requisitos, como: criatividade, boa comunicação, flexibilidade, capacidade de análise, liderança, bom relacionamento interpessoal e facilidade para trabalhar em equipe.

Trainee

Os programas de trainee são específicos para uma determinada vaga, ou seja, o indivíduo que se inscrever no programa irá passar por diversas etapas e aprendizados para poder assumir aquele determinado cargo. Os programas costumam durar 1 ano ou mais. O trainee já é treinado para ocupar um cargo estratégico dentro da organização, que não precisa ser necessariamente na sua área. O trainee é então um emprego e não uma profissão, pois o indivíduo não necessita saber sobre aquele cargo especificamente, por isso ele é “treinado” para exercer a função.

Estágio

O estágio é normalmente o cargo usado para se iniciar em alguma empresa. É ocupado na maioria das vezes por indivíduos recém-formados que necessitam iniciar sua carreira profissional e adentrar no mercado de trabalho. Inicia ganhando um salário razoável e pode iniciar através de um programa de estágio. O programa de estágio difere do de trainee, que é realizado para que o indivíduo se prepare para assumir um determinado cargo. O programa de estágio visa testar o estagiário em determinada função da sua área, tendo um período de seis meses normalmente. Após esse período, a empresa decide se efetiva ou não o estagiário.

Emprego Temporário

É o tipo de emprego que aparece em altas temporadas que são caracterizadas por períodos de festas, como o mês de junho/julho e dezembro/janeiro. Nesses períodos, o movimento em lojas e o fornecimento de determinados produtos aumenta, o que faz com que algumas empresas necessitem de mais mão de obra, levando a contratar pessoas temporariamente. O emprego temporário não oferece recursos como um emprego normal, pois não oferece registro em carteira de trabalho, por ser temporário. Em muitos casos, a empresa acaba contratando o serviço do funcionário temporário, tornando o indivíduo funcionário registrado da empresa, assinando a carteira e possibilitando todos os recursos de um emprego registrado.

 

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook