Atualizado em: 12 outubro 2010

Dicionario de Libras

Todo e qualquer cidadão tem direito a desfrutar da cidadania em sua plenitude. É importante sempre ofertar ao povo maneiras e formas para que os mesmos não se sintam excluidos do restante da população.

publicidade:

Quem possui algum tipo de deficiência ainda sofre no Brasil por falta de conhecimento da população e por não termos cidades que possibilitem essa inclusão. Só agora conteúdos culturais e de entretenimento vem se adequando a essa nova realidade.

Um exemplo disso é a linguagem brasileira de sinais, conhecida também como Libras.

Veja abaixo, todo o alfabeto e comece a treinar em casa.

A Língua Brasileira de Sinais foi desenvolvida a partir da língua de sinais francesa. As línguas de sinais não são universais, cada país possui a sua.

A LIBRAS possui estrutura gramatical própria. Os sinais são formados por meio da combinação de formas e de movimentos das mãos e de pontos de referência no corpo ou no espaço.

Segundo a legislação vigente, Libras constitui um sistema lingüístico de transmissão de idéias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas com deficiência auditiva do Brasil, na qual há uma forma de comunicação e expressão, de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria.

Decretada e sancionada em 24 de abril de 2002, a Lei N° 10.436, no seu artigo 4º, dispõe o seguinte:

“O sistema educacional federal e sistemas educacionais estaduais, municipais e do Distrito Federal devem garantir a inclusão nos cursos de formação de Educação Especial, de Fonoaudiologia e de Magistério, em seus níveis médio e superior, do ensino da Língua Brasileira de Sinais – Libras, como parte integrante dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs, conforme legislação vigente”.

Abaixo, você pode conferir um site fantástico sobre o assunto.

Libras

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook