Atualizado em: 20 setembro 2010

Dia da Árvore – 21 de Março

Em tempos onde a natureza anda tão prejudicada muita gente esquece a importância do dia da árvore.

publicidade:

Ela é comemorada mundialmente no dia 21 de março embora aqui no Brasil a comemoração oficial seja no dia 21 de setembro por causa do início da primavera.

A primavera é a estação onde a natureza parece recuperar toda a vida que estava adormecida pelos dias frios de inverno.

Há 30 anos, formalizou-se então o dia 21 de Setembro como o Dia da Árvore o dia que marca um novo ciclo para o meio ambiente e o tempo para se reforçar os apelos para a conscientização de todos em favor do meio ambiente.

De acordo com o Decreto Federal de 24 de fevereiro de 1965, foi instituída em todo o território nacional, a Festa Anual das Árvores, em substituição ao chamado Dia da Árvore na época comemorado no dia 21 de setembro.

A partir de 21 de Março de 1972, começou-se há comemorar o Dia Mundial da Arvore e da Floresta, em vários países, entre os quais Portugal.

John Stirling Morton conseguiu induzir toda a população há consagrar um dia no ano à plantação ordenada de diversas árvores para resolver o problema da escassez de material lenhoso.

A Festa da Árvore rapidamente se expandiu a quase todos os países do mundo, e em Portugal comemorou-se pela primeira vez a 9 de Março de 1913.

Em 1971 e na sequência de uma proposta da Confederação Européia de Agricultores, que mereceu o melhor acolhimento da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, foi estabelecido o Dia Florestal Mundial com o objetivo de sensibilizar as populações para a importância da floresta na manutenção da vida na Terra.

Importantes

  • Árvore é sinônimo de vida;
  • As florestas constituem um valioso recurso natural renovável gerador de bens e serviços
  • As florestas contribuem para o equilíbrio do planeta. Têm um importante papel no combate às alterações climáticas e na defesa da biodiversidade
  • As florestas mais antigas constituem um importante patrimônio cultural
  • As florestas atuais resultam de um longo processo evolutivo de milhões de anos
  • Entre 2002 e 2005, a Amazônia perdeu 70.000k do seu território.
  • De 2005 a 2010 0 desmatamento está desenfreado na nossa Amazônia.

Sendo no dia 21 de março ou 21 de setembro o importante é tentarmos a conscientização de preservar as nossas florestas e assim contribuir para uma qualidade de vida melhor!

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook