Atualizado em: 19 agosto 2013

Curso técnico ou tecnólogo: Diferenças e Vantagens

Hoje em dia muitas pessoas confundem os cursos técnicos com os tecnólogos, ou acreditam que os tecnólogos são voltados para a tecnologia.
Você Sabia?
Que as primeiras experiências de cursos superiores de tecnologia surgiram, no âmbito do sistema federal de ensino e do setor privado e público
O mercado de trabalho está a procura de profissionais habilitados nos cursos técnicos

O mercado de trabalho está a procura de profissionais habilitados nos cursos técnicos

O termo técnico e tecnólogo são parecidos e por causa disso as vezes causam confusão, mas o curso técnico e o curso de tecnólogo são duas coisas bem diferentes entre si. Sendo que o curso técnico capacita o aluno com conhecimentos teóricos e práticos para que ele esteja apto para trabalhar nas diversas áreas do setor produtivo.

Além do fato de que o curso técnico é uma ótima opção para quem quer ingressar rapidamente no mercado de trabalho, ou mesmo para quem precisa se requalificar profissionalmente para conseguir a sua reinserção neste mesmo mercado de trabalho.

publicidade:

Diferenças

O curso técnico é destinado para quem está cursando o ensino médio ou já o tenha concluído, sendo que o curso técnico costuma ter uma duração de um a dois anos.

Já o curso de Tecnólogo capacita o aluno com métodos e teorias orientadas a estudos, pesquisas, avaliações e aperfeiçoamentos tecnológicos com foco nas aplicações práticas.

O curso de tecnólogo é destinado para quem já concluiu o ensino médio e que tenha sido aprovado em processo seletivo ou vestibular. Assim o Tecnólogo é um profissional de nível superior, que pode fazer uma pós graduação após o término de seu curso.

Vantagens

A vantagem do curso técnico é que o aluno logo após terminar o curso já pode entrar no mercado de trabalho, sendo que os cursos técnicos costumam ter estágios supervisionados e muitos dos alunos costumam ser contratados pelas empresas onde fazem o seu estágio. Assim o aluno do curso técnico pode entrar logo no mercado de trabalho, sendo perfeito para quem precisa logo de uma fonte de renda.

Já o curso de Tecnólogo também tem uma duração menor que os cursos de graduação, o que faz com que os alunos possam terminar logo o seu curso de nível superior, mas o tecnólogo geralmente é o responsável técnico pelo setor, sendo o chefe do mesmo e os salários costumam ser maiores que os do profissional que tem somente o curso técnico.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook