Atualizado em: 9 abril 2010

Curso gratuito online é uma boa opção?

A cada ano aumenta o número de brasileiros que utilizam a Internet como ferramenta para diversos meios, relacionar-se, fazer compras, consultar preços, acessar e-mails e etc. Mas existe uma novidade que vem ganhando mais espaço a cada dia, são os cursos on-line gratuitos. É possível encontrarmos cursos dos mais variados segmentos, desde culinária a cursos voltados à área de Informática.

publicidade:

Muitas empresas de Internet optaram por se especializar nesta modalidade de cursos que vem crescendo cada vez mais no conceito dos internautas. Algumas instituições oferecem inclusive recursos de vídeo e áudio, instrutores online, exercícios interativos e apoio via e-mail.

Os chamados e-learning representam uma combinação de ensino ao auxílio de tecnologia como meio de reduzir tempo para seus usuários. O sistema permite que com seu login e senha, o aluno acesse gratuitamente o conteúdo do curso no momento em que tiver disponibilidade, de qualquer lugar do mundo.

Essa modalidade de cursos apresenta grandes benefícios para os alunos que vivem em cidades distantes e sofrem com problemas de locomoção. Por ser gratuito, são procurados também por quem não tem condições financeiras para fazer um curso preparatório ou deseja obter conhecimentos específicos para ingressar no mercado de trabalho.

Existes também muitos profissionais que viajam com freqüência e não conseguem conciliar seus compromissos com a grade de uma instituição de ensino tradicional.

Com a grande procura, a tendência é que os chamados EAD (Educação à distância) gratuitos via Internet conquiste ainda mais espaço nos próximos anos.

A chance de eliminar a barreira de tempo é um dos maiores problemas do mundo moderno e um fator decisivo para quem busca, através da tecnologia, gerenciar seu tempo disponível.

Apesar das grandes vantagens que os cursos on-line apresentam, é sabido que os sistemas de educação à distância via Internet não oferecem 100% de confiabilidade, pois ainda existe forte resistência de algumas pessoas quanto à credibilidade das empresas que oferecem serviços via Internet. Além disso, devemos levar em conta que a metodologia é diferenciada da aplicada em aulas presenciais e que nem sempre há como comprovar a participação e empenho dos alunos.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook