Atualizado em: 15 julho 2011

Curral Eleitoral – O que é

publicidade:

Curral Eleitoral designa um processo de intimidação e pressão com relação ao eleitor, obrigando-o ou definitivamente inclinando-o a votar em um candidato específico. Este abuso de poder não é recente no país, remontando aos períodos mais marcantes do coronelismo e paternalismo eleitoral.

Muito menos se configura como um problema finalizado, sequer propriamente denunciado. Estados inteiros do Brasil, como o Maranhão, sofrem deste crime. O nome advém da analogia entre o tratamento dado aos eleitores e o dado às ovelhas ou outros animais agrupados e comandados da mesma maneira, sendo referente ao local onde estes eleitores eram transportados, alimentados,  recebendo uma festa com o candidato no dia da eleição.

É necessário não apenas o combate à prática como também a sua prevenção: lembre-se que um candidato honesto sabe que é proibido por lei – Artigo 301 do Código eleitoral –, com punição de reclusão de até quatro anos, oferecer quaisquer tipos de recompensa ou ameaça por um voto. Saiba que o seu voto não é um produto, não é negociável ou sujeito a roubos, é um direito que foi adquirido através de lutas históricas para se consolidar de forma universal como o é hoje. Caso você presencie ou seja vítima de um crime eleitoral, denuncie ligando para o número 2121-3207. Não é necessário se identificar e você estará fazendo um bem ao país.

Leonardo Telles Bigio

 

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook