Atualizado em: 4 maio 2012

O que é uma CPI, qual a finalidade?

Entenda melhor o que é uma CPI e qual é a sua finalidade lógica para o desenvolvimento de casos no Parlamento.
Você Sabia?
Após muitos arquivamentos, um dos deputados vem brigando contra um arquivamento da CPI dos Bingos que aparentemente foi esquecida no plenário, juntamente com todos os documentos que indicam o início dessa investigação.

Nada de bicho de sete cabeças. A CPI é uma comissão de inquérito que investiga crimes contra o Poder Legislativo no Brasil. (Divulgação)

Certamente você já deve ter ouvido isso na mídia ou até mesmo de algum conhecido, mas sempre vem a dúvida sobre o que é uma CPI e qual é a sua finalidade? Primeiramente, CPI significa “Comissão Parlamentar de Inquérito” e nada mais é que uma investigação que tem o comando do Poder Legislativo Brasileiro que acaba transformando a própria casa parlamentar em uma comissão que informa e ouve depoimentos de pessoas que estão envolvidas em algum tipo de acusação ou suplício do povo.

Entendendo melhor

Uma CPI é composta por um conjunto de líderes da Câmara e do Senado que recebeo o nome de “comissão”. Para uma Comissão Parlamentar de Inquérito entrar em vigor, é necessários que eles consigam obter aproximadamente 27 assinaturas dos Senadores e o apoio de 171 deputados. A comissão da CPI tem o poder de se deslocar em qualquer território nacional, prender por flagrante de delito e até mesmo quebrar sigilos bancários, telefônicos e fiscais.

publicidade:

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook