Atualizado em: 23 outubro 2013

Como consultar marcas para registro no INPI - Passo a Passo

Para todos os consumidores de um registro de marca, saiba que é relevante fazer uma consulta a uma empresa especializada neste serviço para não ter problemas.
Você Sabia?
Que o INPI foi criado na década de 70 com o objetivo de executar as normas que regulam a propriedade industrial.
confianca-436x270

Para consultar o seu processo diretamente do sistema do INPI é muito simples.

Saiba que antes de fazer um pedido de registro, é fundamental realizar uma busca para saber se a marca que você deseja está disponível, além disso através da internet é possível verificar se já existe alguma marca que pode impedi-lo de registrar determinado nome, e também pode acompanhar o andamento do seu processo.Lembrando que quando você cria um nome para seus serviços, produtos ou para sua empresa, está criando uma marca.

Passo-a-Passo para Registrar sua Marca

1- Verificar se a marca já foi registrada e se é possível registrar a sua marca: é um processo bem simples e qualquer escritório em que você buscar um orçamento conseguirá fazer isso fácil e gratuitamente. A questão aqui é ver se você entrará com um processo de registro normal ou se terá alguns entraves.

publicidade:

2- Determinar em que classes de atividade econômica o registro será feito: o Classificador nice tem 45 classes para registro, sendo 34 para produtos e 11 para serviços. A análise aqui deve ser muito bem feita, pois é comum a necessidade de registro em mais de uma classe, tudo isso dependendo do que sua empresa faz (vide seu contrato social para ajudar no termos) – mas tente não exagerar, pois aqui seus custos podem subir.

3- Registro como marca mista ou marca nominativa: marca mista é aquela que protege nome (fonema/grafia), tipo de letra, cores e símbolo; a marca nominativa é apenas o nome (fonema). Por exemplo, a Empreendemia pediu um registro de marca mista:

Mais informações acesse www.inpi.gov.br

Vídeo sobre o INPI

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook