Modificado em: 14 julho 2011

CGC Consulta Grátis

Saiba tudo sobre o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica. O que é, como obter e onde podemos realizar consultas a respeito da situação cadastral de uma empresa.
O Cadastro Geral de Contribuintes, assim como era chamado antes de ser substituído pelo atual Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, trata-se de um número específico utilizado para identificar uma pessoa jurídica na Receita Federal. Com o CNPJ a pessoa jurídica fica possibilitada de abrir fábricas, realizar contratações, fazer compras direto de outra fábrica, processar, ser processada, etc. Para uma pessoa que deseja abrir, por exemplo, uma concessionária de veículos, é necessária a obtenção de um CNPJ.

Como se trata de um cadastro, o CNPJ possui todas as informações de identificação que possibilitam a consulta por parte de terceiros quanto à idoneidade da empresa em questão. Nele são informados: data de abertura do cadastro, nome da empresa, o nome de fantasia, o ramo de atividade principal, os ramos de atividade secundários, o tipo de organização contábil (natureza jurídica), endereço e a situação do cadastro em relação à Receita Federal.

Obtenção de CNPJ

EmpresaO trabalho para obtenção de CNPJ geralmente é feito por um contador, porém, qualquer pessoa pode dar entrada para obtenção na Receita Federal, desde que tenha um contador para assinar os documentos necessários. Os documentos necessários para o pedido de abertura do cadastro são: Ficha Cadastral da Pessoa Jurídica (FCPJ), Quadro de Sócios e Administradores (QSA), Ficha Específica e Documento Básico de Entrada do CNPJ (DBE).

Os documentos deverão ser entregues na Unidade Cadastradora, que são órgãos que analisam as informações contidas nos documentos. São consideradas Unidades Cadastradoras os seguintes órgãos: Delegacias da Receita Federal do Brasil, Delegacias da Receita Federal do Brasil de Administração Tributária, Delegacias Especiais de Instituições Financeiras, Inspetorias da Receita Federal do Brasil Classe Especial, Alfândegas da Receita Federal do Brasil, Agências da Receita Federal do Brasil e Centros de Atendimento ao Contribuinte.

Consulta

A consulta do CNPJ de uma empresa pode ser feita no próprio site da Receita Federal, no endereço eletrônico: http://www.receita.fazenda.gov.br/. Além disso, podemos realizar consultas a respeito da situação cadastral das empresas nos sites do SINTEGRA – http://www.sintegra.gov.br/ e SERASA EXPERIAN – http://www.serasaexperian.com.br/.

 


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook