Modificado em: 19 março 2010

Conceito de Filosofia

O termo “filosofia” vem da soma de dois radicais gregos, o “filo” que significa amigo ou amante, aquele que deseja e se compromete afetuosamente e incondicionalmente a outro tanto no ato de amar quanto à lealdade, e a palavra “sofia”, significa sabedoria. Para os gregos a sabedoria era algo divino, que era revelado aos mortais pelos deuses. A sabedoria não era adquirida por mérito, mas por dádiva dos deuses.

Partindo do significado das palavras, alguns filósofos, acreditam que a filosofia é constituída por três conceitos:

- Razão: O Filósofo é a razão em movimento na busca de si mesma;

- Paixão: O Filósofo antes de tudo é um amante da sabedoria. Toda atitude humana, inicialmente é passional. O que move o mundo não é a razão, mas a paixão;

- Mito: O Filósofo é um mítico em busca da verdade velada. Só pensamos naquilo que cremos, e só cremos naquilo que queremos;

Historicamente, o primeiro pensador grego a usar a palavra filosofia foi Pitágoras de Samos no Século VIII ac. Um fato interessante é que a ciência surgiu a partir da filosofia, pois o homem reorganiza as inquietações que assolam o campo das idéias e utiliza-se de experimentos para interagir com a sua própria realidade.

De fato, não há um consenso entre os filósofos sobre o conceito da filosofia, alguns acreditam que ela busca o significado para questões que o homem carrega com ele e busca entender o seu comportamento perante algumas situações.

Será?


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook