Atualizado em: 19 março 2010

Conceito de Estado

A palavra “Estado” vem do grego pólis (cidade-estado) e significa política, que é a ciência de governar a cidade. Os romanos chamam de status, que significa situação ou condição, para o francês, Estado será État, Staat para o alemão, Stato para o italiano, e Estado para o espanhol e para o português.

publicidade:

Antes de entendermos mais precisamente o que significa Estado, temos que saber fazer a distinção da palavra. Quando “estado” estiver grafado com a sua letra inicial minúscula, significa uma situação um determinado momento de uma ação qualquer e pode referir-se à uma situação econômica, situação geográfica ou situação social e emocional, entre outros.

Isto posto, o conceito de Estado, com letra inicial maiúscula, no Brasil, significa uma subdivisão dos territórios, ou seja, o Brasil possui 27 unidades federativas – Estado- mais o Distrito Federal.

O Estado é muito usado pelos socialistas quando se referem à um país, geralmente com regime socialista.

Quando as pessoas falam que o Estado deveria ter uma maior influência em alguma determinada área, como a econômica, por exemplo, significa que eles defendem a interferência, nem sempre saudável, dele no desenvolvimento natural da situação, pois, geralmente, o Estado, quando intervém, na maioria das vezes, toma medidas políticas e não visando o bem estar do seu povo.

Um exemplo disso é quando o Estado resolve interferir na autonomia do Banco Central de um país, modificando a taxa de juros e ajustando artificialmente a cotação da moeda, como é o caso da China, que é governada por um regime comunista.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook