Atualizado em: 14 março 2011


Conceito de Biossegurança

Conceito de Biossegurança

O Conceito de Biossegurança é um estudo de natureza conceitual onde são analizadas as limitação do conceito de biossegurança. Pressupõe  que a noção de biossegurança deva ser abordada eminentemente em tecnicista de risco. Ela não responde satisfatóriamente às questões apresentadas.

O principio da biossegurança é proteger a saúde e o meio ambiente. Nesse caso tem que  haver mudanças nas perspectiva reducionista da ciência tradicional, a mesma que deu origem as noções de biossegurança atuais.

Em grande dimensão essa abordagem deve ser feita destacando as incertezas,  as complexidades e a qualidade assim como levar em consideração os problemas ambientais e de saúde.

Enfim a conclusão de que conceber uma noção de biossegurança à luz da ciência implicará em uma modificação fundamental que é a principal relação entre à saúde coletiva e a substituição do discurso tecnicista de onipotência com diálogos paralelos entre atores sociais diversos que foram envolvidos nas questões ambientais e de saúde.

Discute-se hoje a possibilidade de abordar o ensino de biossegurança em cursos de ensino médio, os professores querem uma interação entre alunos e professores ao ministrarem suas aulas. O conteúdo sobre biossegurança é vasto e um excelente instrumento ainda não utilizado em sala de aulas.

Assim que for decidido qual o melhor conceito de biossegurança tudo se tornará mais fácil de ser digerido ou passado pra frente.


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook