Atualizado em: 2 abril 2012

Conceito de Assédio Moral

O assédio moral é revelado por atos e comportamentos agressivos que visam, sobretudo a desqualificação e desmoralização profissional e desestabilização emocional. Saiba mais sobre esse problema que atinge várias pessoas. não só no Brasil, mas no mundo inteiro.
Você Sabia?
O assédio moral é sofrido na maioria das vezes por mulheres, por ainda passarem uma imagem mais frágil, dando impressão de inferioridade no trabalho. Isso faz com que muitos abusem do "poder" e cometam o assédio.
Conceito de assédio moral

O assédio moral é revelado por atos e comportamentos agressivos que visam, sobretudo a desqualificação e desmoralização profissional e desestabilização emocional. (Foto: Divulgação)

Muitas pessoas acabam passando por dificuldades e situações constrangedoras, sem nem saber que isso pode se encaixar em um dos crimes considerados por lei. Uma dos problemas que muitas vezes não são identificados, é o assédio moral.

O assédio moral pode acontecer em milhares de lugares, sendo um deles o mais comum, o trabalho. O grande problema, é que isso muitas vezes acontece, mas as pessoas não conseguem identificar como assédio moral propriamente dito. É um ato que se caracteriza pelo abuso de poder de forma repetida e sistematizada.

publicidade:

Em ambientes de trabalho, o assédio moral normalmente é reconhecido quando há uma insistência ou interesse por parte de uma pessoa de cargo superior ao seu, que faz do cargo um pretexto para conseguir o que quer, abusando desse poder, como citado anteriormente.

Conceito de Assédio Moral

O assédio moral, em seu conceito, é revelado por atos e comportamentos agressivos que visam, sobretudo a desqualificação e desmoralização profissional e desestabilização emocional e moral do ou dos assediados, tornando o ambiente de trabalho ou o local de convivência completamente desagradável, insuportável e hostil, ensejando em muitos casos até um pedido de demissão por parte do empregado, que acaba se sentindo aprisionado a uma situação desesperadora, e que muitas vezes lhe desencadeia problemas de saúde e traumas sérios.

Um caso de assédio moral pode acarretar danos irreversíveis, e o assédio é analisado em seus diferentes pontos, para ser considerado tal. Os pontos são:

  • Intensidade da violência psicológica
  • Prolongamento no tempo
  • Intenção de ocasionar dano psíquico ou moral ao empregado de forma a marginalizá-lo no seu ambiente de trabalho
  • Conversão em doença que pressupõe diagnóstico clínico dos danos psíquicos.

Se você já sofreu algum problema parecido e as características se encaixam em tudo que foi citado, procure ajuda e procure se informar de mais detalhes antes de tomar uma decisão.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook