Atualizado em: 19 maio 2010


Comunicação Visual – Conceito

Pegue o nada, o vazio e transforme em imagens que marcam, que fixam na memória, que seduzem os olhos e pairam sobre o imaginário.

Pois é! Tudo isso é capaz de fazer uma arte chamada de Comunicação Visual.

Mas, filosofia a parte.

Comunicação Visual é um modo de comunicar que pode ser explícito com a utilização de componentes visuais, como: signos, imagens, desenhos e gráficos. Como você pode entender este tipo de comunicação só usa elementos visuais, logo é para ser visto.

É por ter essa definição que a comunicação visual é bastante ampla e não deve ser limitado a uma única área de atuação.
A amplitude dessa forma de se comunicar pode ser vista pelo número de ferramentas que ela utiliza.

A comunicação Visual pode ser feita através de fotografia, imagem, desenho, cinema, tipografia, designer gráfico, designer de informação, animação, quadrinhos e comunica cão audiovisual.

Como se pode ver quem trabalha com meios visuais, tem uma amplitude de área de trabalho para atuar. E o melhor de tudo: ganhando bem, já que a profissão é bem valorizada ainda mais no sul e sudeste do país.

O profissional de comunicação visual, por sua vez, transforma toda essa conceituação, técnicas e ferramentas, em banners, totem, luminosos, fachadas, impressões digitais, out door, busdoor, vitrines, toldos e por ai vai.

São produtos da comunicação que possuem a função de divulgar e vender seja uma marca ou um produto, o que justifica o aumento dos investimentos de várias empresas, de diversos setores, em comunicação visual.

O designer gráfico, produtor de placas de sinalização que podem ser usadas em vias públicas ou privadas, respeitando na hora do produzir de acordo com as normas de trânsito, em material refletivo ou não, com postes galvanizados ou fixadas por abraçadeiras.

A comunicação visual também oferece soluções completas em identidade corporativa, sinalizando frotas de veículos, fachadas e placas diversas para uso interno e externo.

Então ficou claro. O papel da comunicação visual e transformar um nada em pura arte e das boas de ver!


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook