Atualizado em: 2 março 2011

Como ser um bom goleiro de futsal

Como ser um bom goleiro de futsal

 

publicidade:

O Goleiro é uma atleta que ocupa o lugar a que muitos chamam de último homem do time. Este tipo de jogador tem a função de impedir que o time rival marque pontos, ou o gol, mais comumente chamado.

No entanto, nesta função, o goleiro tem uma habilidade diferenciada dos demais jogadores que é a possibilidade de utilizar as mãos em prol da defesa do time. 

Para tanto, é necessária uma preparação diferenciada dos demais jogadores, uma vez que é requerido desse tipo de atleta maior elasticidade, rapidez nos reflexos e muita, mas muita atenção no sentido de tentar prever a ação do adversário.

Além desses requisitos, o também chamado de guarda-redes, o goleiro de futsal defende o gol de todos os ataques do adversário e também pode atacar. Os fundamentos para ser um bom goleiro são a pegada, a expectativa, a alta, a entrada, o ângulo, a barreira, a base, e a rasteira.

O goleiro de futsal tem que estar com o posicionamento de acordo, bem colocado em caso de rebotes e desvios preparado para a pegada. A atenção é redobrada nos lançamentos com a mão e com o pé, e neste caso monitorando a saída do gol e pronto para dar cobertura. 

Abaixo veja sugestões de sites que falam desde as regras do jogo, as funções dos jogadores aos artigos esportivos:

http://www.agrosoft.org.br/agropag/28486.htm

http://www.futsalbrasil.com.br/index.php

http://www.goleirofutsal.com/

http://www.portaldofutsal.com/news/o-goleiro-de-futsal-/

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook