Atualizado em: 6 junho 2012

Como se naturalizar brasileiro

Se você é estrangeiro, reside no Brasil há alguns anos, está estabilizado no país e pretende ficar para sempre por aqui se interessará por este artigo que dará algumas coordenadas com relação à naturalização.
Você Sabia?
As pessoas estrangeiras de qualquer nacionalidade que residem no Brasil há mais de 15 anos sem que tenha havido qualquer interrupção durante esse período, e que também não tenham sido condenadas por qualquer crime que seja podem requerer a naturalização.
República Federativa do Brasil

Saiba dos trâmites para se tornar um brasileiro naturalizado. (Foto: Divulgação)

O Brasil é famoso por ser bastante hospitaleiro, possuir belas paisagens naturais e também por ser uma economia mundial forte e estabilizada. Esses e outros motivos fazem com vários estrangeiro venham para cá e optem por ficar para sempre, mas ai entra a questão: como se naturalizar brasileiro?

Existem alguns requisitos que são exigidos para que alguém de outro país possa ser naturalizado como brasileiro, tudo isso para manter a segurança do país e impor algumas regras necessárias e que não podem ser deixadas de lado.

publicidade:

Muitas pessoas de outros países acabam vindo ao Brasil sem a mínima pretensão de ficar, mas com o passar do tempo se casam, constroem família, se estabelecem e quando percebem não querem mais voltar para o lugar de origem.

É muito comum cruzarmos nas ruas das grandes cidades com indivíduos de outra nacionalidade, que apesar dos problemas enfrentados no país do futebol não têm nada a reclamar da estadia e recorrem à Polícia Federal para se naturalizarem.

O que é necessário para se naturalizar

  • Possuir residência fixa em território brasileiro há pelo menos quatro anos;
  • Ler e escreve a língua portuguesa;
  • Capacidade civil de acordo com a lei brasileira;
  • Exercer uma profissão ou ter bens suficientes para o sustento da família;
  • Não ter cometido nenhum crime no Brasil ou no exterior;
  • Boa saúde.

Para informações sobre os documentos necessários acesse o Portal do Ministério da Justiça.~

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook