Atualizado em: 11 abril 2013

Como saber se o Celular é Homologado pela Anatel

Para serem habilitados pelas operadoras do Serviço Móvel Pessoal e utilizados no Brasil, os telefones celulares precisam ser homologados pela Anatel.
Você Sabia?
Que a Agência é administrativamente independente, financeiramente autônoma, não subordinada hierarquicamente a nenhum órgão de governo
celular-anatel-banda-larga

A Anatel serve para fiscalizar os serviços de telefonia e proteger você consumidor

Muitas pessoas ficam em dúvida sobre identificar os celulares que são homologados pela Anatel, mas isso é bem fácil de se verificar.  Se a pessoa quer saber se um celular está homologado pela Anatel, ela  deve procurar o selo com o logotipo da Anatel, normalmente colocado no corpo do aparelho, atrás da bateria, ou no manual do usuário.

Sendo que no selo de identificação existem um código de barras e o número da homologação; por meio desse número é possível obter, pelo Sistema de Gestão de certificação e Homologação (SGCH), além de informações sobre o aparelho e a situação da homologação, além da relação completa de todos os aparelhos homologados.

publicidade:

Sobre a Homologação

A importância desta homologação está no fato de que para serem habilitados pelas operadoras do Serviço Móvel Pessoal e utilizados no Brasil, os telefones celulares precisam ser homologados pela Anatel. Pois isto garante que os celulares são compatíveis com as tecnologias adotadas no Brasil e atendem requisitos técnicos de funcionamento e condições de garantia, de assistência técnica e de qualidade.

Entretanto o fato de determinado aparelho de celular, apresentar problemas de funcionamento, isso  não significa que houve falhas na sua certificação ou homologação. Nos casos de mau-funcionamento dos celulares, este fato deve ser comunicados ao fornecedor do aparelho, pois ele é o responsável pela solução do problema.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook