Atualizado em: 13 junho 2013

Como mudar o Nome no RG - Quando é possível fazer esta alteração

Saiba que para que os documentos como RG, CPF, CNH, Titulo de Eleitor ou para mudar de nome é preciso um advogado ou defensor público.
Você Sabia?
Que a Carteira Profissional, que originou a atual Carteira de trabalho e Previdência social (CtPs), foi criada no governo getúlio Vargas, em março de 1932.
rg

RG um documento que todos devem possuir

Nem sempre o nosso nome de batismo segue conosco pela vida inteira. Em alguns casos, as pessoas podem mudar o seu nome ao longo da vida, sendo que algumas delas inclusive fazem isso mais de uma vez. Uma das situações mais comuns é no casamento. Neste caso, a mudança é feita no sobrenome, sendo que tradicionalmente é a mulher que perde um dos seus sobrenomes para colocar o do marido.

Mas é importante ressaltar que isso não é uma obrigação e que as mulheres escolhem como vai ficar o seu sobrenome. Mas existem casos que é possível mudar o seu primeiro nome. Mas e todos os casos é necessário que a pessoa entre com este pedido na justiça.

publicidade:

Dicas

Apelidos públicos

É possível que a pessoa acrescente um apelido no seu nome oficial. Mas será necessário entrar com um pedido na justiça e provar que esta pessoa realmente é conhecida por aquele apelido, sendo que esta prova deve ser feita ou com testemunhas ou então com veículos de mídia, jornais, dentre outros. Os casos mais famosos incluem o Presidente Lula, que colocou este apelido no seu RG, e também a apresentadora Xuxa.

Exposição ao ridículo

As pessoas que se sentirem ofendidas ou que comprovarem passar por alguma situação vexatória por causa do seu nome podem solicitar a troca na justiça. Este é um processo que pode ser mais fácil, mas realmente é necessária a comprovação. Um exemplo muito famoso foi quando várias pessoas que tinham o nome de Bráulio entraram na justiça pedindo a mudança depois que esta palavra também passou a ser referência para o órgão genital masculino.

Homonímia

A pessoa que encontra outras com o mesmo nome pode entrar na justiça para pedir a inclusão de um outro sobrenome, mas não para mudar o seu primeiro nome. Neste caso, os outros sobrenomes devem estar ligados a família de alguma forma, sendo que esta comprovação deve ser feita através dos certificados de nascimento das pessoas.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook