Atualizado em: 17 outubro 2012

Como Justificar o Voto no 2º Turno - Eleições 2012

Todos os Brasileiros que moram no exterior devem justificar voto para evitar problemas, caso haja um segundo turno, nova justificativa deve ser enviada até 60 dias.
Você Sabia?
Que a eleição é todo processo pelo qual um grupo designa um ou mais de um de seus integrantes para ocupar um cargo por meio de votação. Na democracia representativa, é o processo que consiste na escolha de determinados indivíduos para exercerem o poder soberano.

Veja como justificar o voto no dia das eleições

Para todos os eleitores que por algum motivo estiverem fora de suas residências e não puderem realizar a votação a partir do dia 7 de outubro deverão realizar a sua justificativa eleitoral, levando com isso também um prado de entrega desta documentação de até 60 dias contados a partir da data do pleito de votação.

De acordo com o TSE o que é ideal é que este formulário seja entregue diretamente no dia das eleições se possível, é claro que isto não tem como acontecer, se fosse o caso, a pessoa deveria votar não é verdade?

publicidade:

Como Justificar o Voto

E para se justificar a ausência nas urnas através do dia de votação é preciso se preencher um requerimento de justificativa eleitoral, o chamado RJE. E este formulário deverá ser obtido de forma gratuita através dos cartórios eleitorais e também alguns postos de atendimento aos eleitores nas páginas da internet do TSE e também do TRE. Além disso no dia das eleições é preciso que se esteja com o documento no local das votações ou também para realizar as suas justificativas é possível ir em qualquer seção para justificar.

Este formulário que depois de preenchido deverá ser entregue em alguns dos vários locais de recebimento do RJE e além disso no ato o eleitor deverá ter em mãos um documento oficial de identificação com foto. E o eleitor que se encontrar através de próprio domicílio eleitoral onde vota não poderá assim justificar a sua ausência no dia da eleição, este formulário de RJE deverá ser preenchido com dados corretos pois caso ocorra o contrário não será considerado válido para se justificar esta ausência nas urnas.

Informação

E quem ainda não puder por sua vez justificar o seu voto no dia mesmo das eleições poderá em até sessenta dias entregar este formulário em qualquer um dos cartórios eleitorais disponíveis no Brasil, e o prazo será contabilizado a partir da data de cada turno, onde a justificativa será válida apenas a partir do turno onde o eleitor não compareceu pois esteve fora de seu domicílio eleitoral, caso isto não ocorra não será válido.

Vídeo sobre Justificação de Voto

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook