Como imprimir CPF pela internet – 1ª e 2ª vias

CPF Online

Saiba como fazer para imprimir se CPF pela internet, através do site da Receita Federal (Foto: Divulgação)

Para facilitar a vida do cidadão, a Receita Federal simplificou a maneira de tirar o CPF (Cadastro de Pessoa Física). Agora não é mais preciso enfrentar as filas do Banco do Brasil ou dos Correios, basta imprimir pela internet o CPF e tê-lo em mãos para qualquer ocasião em que a apresentação do documento se fizer necessária.

Muitos ainda não sabiam dessa novidade, mas ela já está funcionando desde setembro de 2010 e o melhor é que não há taxa alguma para a obtenção do documento. Basta acessar a página da Receita Federal e seguir as instruções.

Para imprimir pela internet o CPF, você deve acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Cliente (e-CAC), o sistema lhe pedirá alguns números de documentos para puxar no sistema os seus dados. Caso você declare o Imposto de Renda, poderá inseri-lo também, se não for obrigado a declarar, você irá inserir o número do título de eleitor.

Todo esse processo é para gerar um código de acesso na página do CAC, feito isso, o próximo passo é colocar o número do seu CPF no campo correto e clicar em comprovante de inscrição, pronto, você já pode imprimir seu CPF pela internet sem grandes dificuldades.

Todas essas dicas servem para aqueles que já têm registrado um número unto a Receita Federal, ou seja, para os que desejam tira segunda via, para o que ainda não possuem a primeira via, antes de solicitar pela internet, é necessário de dirigir até uma agência dos Correios mais próxima, pagar uma taxa e obter pela primeira vez seu número.

Depois você poderá acessar a internet e obter o seu CPF, que tem a mesma validade do cartão azul.

Quem pode tirar o CPF

Todo o cidadão independente da idade pode possuir o CPF, a quem pense que só os maiores de 16 podem solicitar a emissão do documento, mas isso não é verdade.

Os menores de 16 anos precisam que seus pais ou responsáveis façam a inscrição junto à Receita Federal.

É  importante dizer que se acontecer de você perder seu CPF, imediatamente abra uma ocorrência e registre a perda do documento e tenha algo que comprove essa perda, nunca se sabe quando alguém, se utilizando de má fé, vai encontrá-lo.