Atualizado em: 24 novembro 2010

Como funciona o direitos autorais de imagem

A enciclopédia Wikipédia define os direitos autorais: são as denominações utilizadas em referência ao rol de direitos aos autores de suas obras intelectuais que pode ser literárias, artísticas ou científicas, como por exemplo, áudio, vídeo, textos, imagens, software.

publicidade:

Há também momentos em que a livre troca de informações cessa o lucro dos produtores da informação (produtores de áudio, vídeo…). Portanto, é prioritário para tais empresas o controle do que é transportado digitalmente através das redes. E logicamente, o principal meio de obter esse controle é a ampliação dos direitos sobre a propriedade intelectual.

Os advogados, das empresas ou de qualquer um que seja o produtor de alguma obra, processam a imprensa ou quem quer que seja, pelo uso indevido dessas tais obras. O uso indevido seria se você pegasse a produção de outra pessoa, como uma música, e a usasse como se fosse sua, sem pagar os direitos autorais.

Toda a reprodução é uma cópia, e cópia sem autorização do titular dos direitos autorais e ou detentor dos direitos de reprodução ou fora das estipulações legais constitui contrafação (cópia não autorizada), um ato ilícito civil e criminal.

De acordo com a Wikipédia, cabe ao autor de sua determinada obra, o direito exclusivo de utilizar, usufruir e dispor da obra literária, artística ou científica, para que a obra seja utilizada, por quaisquer modalidades, dentre elas a reprodução parcial ou integral.

É por isso, que você não pode quando for fazer um trabalho, pegar todo da internet e entregar para o professor como se fosse seu. Nem também, pegar um livro emprestado e tirar Xerox dele.

Os jornalistas passam por muitos problemas em relação aos direitos autorais, tanto por copiarem suas matérias como também por copiar a dos outros. Muitos esquecem do que aprendeu na faculdade de que ao pagar alguma informação de algum lugar, obrigatoriamente você precisa colocar a fonte, ou seja de onde a tirou.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook