Atualizado em: 26 outubro 2012

Como fazer reclamação na ANS pela Internet

Você que esta em dúvidas na hora da sua reclamações, o consumidor pode fazer contato com a Agência Nacional de Saúde Suplementar pelo Disque-ANS.
Você Sabia?
Que a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) é uma agência reguladora vinculada ao Ministério da Saúde do Brasil, que regula o mercado de planos privados de saúde, esta no mercado desde 03 de junho de 1998.

ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar

Quem nunca passou por problemas de saúde e foi prejudicado pelo convênio, não sabe o quanto é frustrante e mesmo terrível que isso aconteça. Sabemos por sua vez que temos direitos adquiridos através da contratação destes tipos de serviços porém na maior parte das vezes não sabemos como os recorrer, e é por isso que a seguir daremos algumas dicas de como se realizar uma reclamação junto da ANS através da internet.

Serviços

A ANS calcula o Índice de Reclamações do setor de Saúde Suplementar, com um objetivo principal de ajudar aos clientes a avaliarem a sua atuação das operadoras juntamente com os planos privados de saúde, mensalmente a ANS publica o grande Índice de reclamações pela internet.

publicidade:

E através deste índice é possível se comparar a atuação das diversas operadoras o que facilita e muito a decisão sobre a compra de produtos de saúde, por exemplo, ou mesmo uma permanência com determinada operadora. Para isso é realizado um cálculo do Índice de Reclamações por Operadora é utilizado o total de reclamações e de beneficiários dessa operadora no mês.

Dicas importantes para realizar a Reclamação

1 – Assim que se detectar qualquer tipo de problema, basta se informar sobre os direitos e não se deixe intimidar pelas operadoras mesmo que a empresa lhe convença que está tudo certo. Se você estiver em dúvida procure seus direitos.

2 – Com o contrato de prestação de serviço em mãos, o que foi assinado no momento de adesão ao plano procure buscar uma entidade de defesa ao consumidor como por exemplo o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) e a Pro Teste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor).

3 – Se ocorrerem ainda assim irregularidades ou desrespeitos as regras que estiverem vigentes procure reunir provas necessárias e fique munido de trechos da lei que protege o usuário tentando ainda negociar com a prestadora.

4 – Se acaso não tiver conversa, peça intermediação ao Procon e denuncia o ocorrido á ANS, onde é possível fazer pelo próprio site da instituição, para que o órgão fiscalize de forma mais severa a atuação da operadora.

Central de Atendimento

Disque ANS 0800 701 9656, de 2ª a 6ª feira, das 8h às 20h, exceto feriados nacionais. Este canal é preparado para agilizar o atendimento desses casos.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook