Atualizado em: 16 março 2012


Como encontrar o número do recibo do imposto de renda do ano anterior

Preocupado por ter perdido o número do recibo da sua ultima declaração do IR, calma que ainda tem jeito de saber qual é, acompanhe
Você Sabia?
A previsão de liberação da restituição do imposto de renda é de 15 de junho para o primeiro lote, segundo lote em 16 de julho e o terceiro lote no dia 15 de agosto. O restante dos pagamentos serão realizados nas seguintes datas: 17/09, 15/10, 16/11 e 17/12.
IRPF 2012

Precisa do número do recebido do imposto de renda do ano passado, vá até uma unidade da Receita Federal próxima de você (Foto: Divulgação)

Acontece e não é o fim do mundo. Nessa época em que todo mundo fica numa correria desenfreada para fazer a declaração do imposto de renda, tudo desaparece. Sabe aquele número do recibo do imposto de renda do ano anterior, então se você perdeu não tem problema, dá para encontrá-lo novamente.

Apesar desse número não ser mais exigido desde 2009 para fazer uma nova declaração é bom tê-lo para outras ocasiões como, por exemplo, fazer a correção de dados do ano vigente, quem não o tem fica impedido de acessar as informações pessoais que ficam disponíveis no site da Receita Federal. Além do que, as pessoas que informam o número do recibo recebem antes a restituição do imposto.

Antes o procedimento era mais simples, através da internet era possível conseguir o recibo com o número da declaração anterior, mas agora a Receita suspendeu esse serviço. O que pode ser feito é se dirigir até uma unidade de atendimento mais próxima de você e solicitar o serviço.

Ordem de liberação da restituição

  1. Idosos
  2. Contribuintes com certificado digital
  3. Os que incluíram o número do recibo no cadastro
  4. Por último, os que não informaram o número do recibo da declaração do ano anterior

Para mais informações acesse o site da Receita Federal

Atendimento Virtual – e-CAC


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook