Atualizado em: 19 junho 2013

Como é calculado o IPTU?

IPTU é o imposto municipal que incide sobre os imóveis localizados nas áreas urbanas do município, estando esse imóvel edificado casa, apartamento, loja.
Você Sabia?
Que o Estatuto da Cidade surgiu como projeto de lei em 1988, onde prevê a cobrança de IPTU progressivo de até 15% para terrenos.
iptur

IPTU é um imposto de competência dos municípios

Grande parte dos proprietários de imóveis de todas as regiões do Brasil precisam encarar uma das mais importantes taxas dos imóveis existentes no país, o chamado Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU).

Como Funciona em SP

Na cidade de São Paulo, qualquer proprietário que tiver uma residência a partir do ano de 2010 e que tenha um valor venal superior a 70 mil reais deverá realizar esta contribuição. A contribuição é algo tradicional dentro de toda a rotina imobiliária do país, e o que poucas pessoas sabem verificar e se está pagando um imposto que seja compatível com as condições de estrutura do seu imóvel e da região que ele acaba localizado.

publicidade:

Como Calcular

Este tributo é calculado sobre a base de valores venais dos imóveis, calculado a partir de uma Planta Genérica de Valores Imobiliários (PGVI) do município. Este é um documento oficial que analisa o preço médio do metro quadrado de cada uma das vias da cidade. E para descobrir quanto você irá pagar de IPTU basta apenas se aplicar ao valor venal as alíquotas que forem determinadas através da legislação municipal. A maioria das cidades adota um cálculo de progressão e é definido a partir do valor do imóvel. Quando isto acontece em menor valor, a pessoa acaba pagando um IPTU de valores relativamente baixos.

Informação

A grande parte da confusão existente não é contabilizada neste calculo, mas sim em toda a definição de variáveis das fórmulas, e por isso ela é passível a distorções. O custo do metro quadrado de cada uma das regiões é definido a partir de uma das melhorias de infraestrutura ou mesmo depreciação deste local.

Diversos fatores, como a construção de estações de metrô ou mesmo as inaugurações de shoppings centers podem tornar a área muito mais valorizada. Se é construída porém próximo a um pontilhão ou viaduto o IPTU deve diminuir. A qualidade dos imóveis também interferem neste tipo de avaliação. Caso a sua casa tenha um padrão melhor do que a do seu vizinho, você deve pagar um imposto maior, tudo isto é analisado.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook