Atualizado em: 6 junho 2013

Como descobrir as notas do MEC de cada Faculdade

Muitas instituições de ensino superior não tem infraestrutura ou professores preparados para ministrar os cursos que oferecem aos estudantes e isto resulta no mau desempenho dos mesmos.
Você Sabia?
Que a educação oficial no Brasil começa em 15 de outubro de 1827, com um decreto imperial de D. Pedro I.
publicidade:
ensino superior

Um em cada seis universitários frequenta curso de baixa qualidade

Esta cada vez mais acessível fazer o ensino superior, com o exame do ENEM que dá as notas como um vestibular, para as Universidades particulares e até algumas públicas, aceitarem os estudantes em seus cursos superiores, os financiamentos do FIES, as cotas para alunos de origem afrodescendente ou indígena, enfim atualmente está mais fácil o acesso ao ensino superior.

Entretanto muitas instituições de ensino superior não estão tendo uma boa avaliação por parte do MEC e outras têm alguns de seus cursos com notas muito baixa, quanto a qualidade e aproveitamento dos estudantes que os fazem. Há até instituições de ensino superior que não tem instalações adequadas para o ensino de determinados cursos e outras que não possuem professores realmente qualificados para a docência do ensino superior.

publicidade:

Passo a Passo para Descobrir as Notas de cada Instituição

1-Acesse o endereço eletrônico: emec.mec.gov.br

E  clique em “consulta textual”, então escreva o nome da instituição que você quer consultar e clique no botão “consultar”.

publicidade:

2- Na parte inferior da página, aparecerá o nome da faculdade e um número de IGC, que vai de 1 à 5. Sendo que esse número mostra a média de todos os cursos da instituição de ensino, onde se for 1 ou 2, o curso é ruim.

3- Clicando sobre o nome da instituição, você será direcionado para uma nova página. Então clique em  “relação de cursos” e escolha um deles na lista. Dois indicadores irão aparecer na tela: O Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), que mede o quanto os alunos aprenderam, e o CPC (Conceito Parcial do Curso) que também considera a infraestrutura e a formação dos professores desta instituição. As notas do Enade e do CPC vão de 1 (ruim) a 5 (ótimo).

Você também vai gostar disso!

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook