Atualizado em: 4 fevereiro 2013

Como denunciar maus tratos a animais

Denunciar os maus tratos é a melhor maneira de combater os crimes contra animais, portanto veja abaixo como agir neste caso
Você Sabia?
Que segundo estudos do FBI, os atos de crueldade contra animais podem ser os primeiros sinais de uma violenta patologia que pode incluir vítimas humanas.!
mal trato

Maltrato animal veja como agir nesta situação

Jamais se cale diante da crueldade contra animais indefesos. Os animais são criaturas com a capacidade de sentir frio, fome, medo, sofrer e sentir dor. Caso você saiba de alguma situação de maus tratos, abandono ou desconfia de envenenamento de animais, siga os seguintes passos para denunciar.

Existem casos como espancamento, abandono extremo ou envenenamento que requerem a imediata intervenção policial ou jurídica. Sendo que não é necessário ser advogado nem membro de entidade protetora dos animais, para registrar uma ocorrência.

publicidade:

Como Denunciar Maus Tratos em Animais

A pessoa deve ir à delegacia mais próxima, de preferência com outra testemunha, para lavrar um boletim de ocorrência (BO). Se for o caso, leve o máximo de documentação possível (fotos, laudo de veterinário, laudo toxicológico, etc) para dar suporte à sua denúncia.

Se preferir, peça ao escrivão que mantenha a sua denúncia anônima.  Até porque você não será o autor do processo, mas sim o Estado, através do Ministério Público, órgão fiscalizador das leis, dado que o Estado tem a tutela dos animais).

Dados do Infrator

Endereço e placa do carro (caso tenha presenciado um abandono feito por veículo). Entretanto se você não for bem atendido , leve o caso até o Ministério Público, através de simples ofício (modelo no site do MPDF), narre os fatos, incluindo a falta de atendimento na delegacia, pois o Ministério Público atua, também, como “controlador externo” das atividades da Polícia.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook