Atualizado em: 11 abril 2009

Declaração de casas - terrenos - sitios - apartamentos no Imposto de Renda

Todo  imóvel que venha a ser propriedade de um contribuinte, deve ser informado à Receita Federal na declaração do Imposto de Renda.

A coordenador editorial da consultoria IOB, Edino Garcia, diz que não existe caso em que o proprietário de um imóvel esteja dispensado de declarar o bem.

publicidade:

Inicio do processo de declaração do imóvel

Segundo especialistas, o primeiro passo é identificar o tipo do imóvel a ser declarado, já que cada um tem um código específico na ficha, como terrenos, edificações, galpões ou lojas.

Situação

Em seguida, é importante levantar as informações sobre a situação do imóvel. Caso seja financiado, o contribuinte deve saber os valores de todas as parcelas que foram pagas, até 31 de dezembro de 2008.

É necessário, que todos os dados sejam coletados antes que se inicie o preenchimento da declaração. O contribuinte, deverá ter em mãos o valor pago pelo imóvel durante o ano (no caso de financiado), e reunir (outras) informações, valor de entrada, parcela, sinal, tudo….

Também devem ser informadas na ficha, no campo “Discriminação”, as condições em que o imóvel foi adquirido, se quitado, financiado pelo Sistema Financeiro de Habitação, por uma linha de crédito fora do SFH ou comprado na planta diretamente de uma construtora.

Valor do Imposto

Nas situações em que o imóvel já foi declarado em anos anteriores, as informações devem apenas ser repetidas na declaração. O preço declarado é sempre o mesmo: na declaração, a Receita não considera valor de mercado de valorização do imóvel.

Mais informações no site Globo.com

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook