Atualizado em: 14 dezembro 2012

Como aprender dormindo

A cada dia cresce rumores e evidências de que é possível aprender durante o sono, sem duvida esta é uma ideia desejada por muitas pessoas.
Você Sabia?
Que um ciclo do sono dura cerca de noventa minutos, ocorrendo quatro a cinco ciclos num período de sono noturno, sendo que o número de ciclos por noite depende do tempo do sono.

Até dormindo você pode aprender algo.

 Mito ou Verdade

Em algum momento você já ouviu falar nas gravações que prometem ensinar alunos a ter cursos de inglês e russo enquanto a pessoa dorme, não é verdade? Isso não é possível porém uma pesquisa que foi recentemente divulgada através de uma famosa revista científica.

A Science mostrou que os sons que ouvimos ao dormir podem com certeza influenciar em nosso processo de consolidação das memórias, inclusive levando em conta o que podemos aprender.

publicidade:

Teste

A partir disso quando todos eles já estivessem em um sono profundo os pesquisadores tinham de tocar entre 25 dos 50 sons ouvidos durante o desafio de memória, esta soneca que foi realizada de forma coletiva teve a sua duração de 80 minutos e depois de todos acordarem os participantes que não se lembravam de ouvir sons enquanto dormiam deveriam ser submetidos novamente a alguns testes.

Este desempenho caiu consideravelmente levando em conta a primeira vez que se realizaram a tarefa, porém quase todos os participantes da pesquisa costumavam lembrar das posições das imagens que deveriam ser correspondentes aos sons que escutariam enquanto assim dormiriam. E esta experiência foi realizada com outro grupo que não ouviu os sons, resultando em apenas 5% do total os que ouviram os sons teriam uma margem de erro.

Informação

Os cientistas da Northwestern University, nos Estados Unidos, realizaram uma pesquisa contando com um grupo de 12 pessoas para participarem de um desafio de memória, e depois disso tirar um cochilo, onde na tela de seu computador foram divulgadas aso participantes 50 imagens que deveriam aparecer separadamente em posições diferentes.

Além disso cada uma dessas imagens deveria vir acompanhada de um som que seria relacionado de certa forma a ela, como por exemplo a figura de um gato deveria estar associada ao som do miado, os relógios a um tique taque, pipoca a alguns estouros, e assim sucessivamente.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook