Atualizado em: 31 maio 2011

Ciúmes Doentio - Sintomas e Tratamento

O ciúme exagerado é considerado uma doença porque deixa a pessoa completamente fora dos padrões normais e seu objeto de desejo passa a ser perseguido. Leiam nosso artigo a seguir.

Ciumes Doentio Sabemos que tudo que se torna demais, fora dos padrões normais tende a ser ruim e com os ciúmes não é diferente. Existe uma diferença muito grande entre aquele ciúme gostoso de proteção e aquele de possessão. O ciúme na medida certa é até muito gostoso em uma relação, mas muitas pessoas ultrapassam o limite e desta forma a relação começa a ficar “doente”.

Dizem que pessoas que possuem ciúme doentio são pessoas inseguras e que não confiam em si mesmas, mas profissionais que estudam o ciúme afirmam que nem sempre elas são inseguras e que este tipo de atitude pode desencadear de uma hora para outra por causa de algum acontecimento.

publicidade:

Algumas pessoas extrapolam e este comportamento desestabiliza qualquer relacionamento.

Pessoas que foram traídas tendem a ser ciumentas na relação posterior porque sentem medo que aconteça de novo.

Sintomas

  • Querer saber todos os passos da pessoa amada, ligando o dia inteiro para averiguar.
  • Preocupação com pequenos detalhes como horários, regras e querem saber de tudo em relação ao parceiro.
  • Apresentam rigidez excessiva em relação à ética e valores morais.
  • Não aceitam opinião de outras pessoas
  • Possuem uma imaginação fértil e fantasiam o objeto amado sempre fazendo algo que aborreça
  • A pessoa começa a ficar investigativa, cheirar as roupas, vasculhar faturas de cartões de crédito, olhar as ligações do celular

Estes são somente alguns sintomas, mas acredito que muitas pessoas já tiveram alguma relação assim ou até já foram desta maneira.

O parceiro precisa tentar conversar muito e fazer o “ciumento” enxergar que não tem fundamento tal comportamento apontando as qualidades da pessoa que a tornaram cativante e cultivando a segurança do casal.

Tratamento

Ciumes Doentio Quando as tentativas para amenizar o problema entre os dois não derem certo é preciso procurar ajuda para conseguir mudanças com terapias.

O mais certo é procurar um Psicólogo que poderá analisar o que realmente está acontecendo e orientar o doente e o parceiro para que possam ultrapassar a crise.

Agora se o ciumento não quiser procurar ajuda, o mais certo é se afastar porque a tendência é piorar e antes que o ciumento comece a ter sintomas mais agressivos é melhor partir para outra relação mais saudável.

Porque quanto mais liberdade você der ao seu parceiro, mais próximo ele ficará de você, acredite!

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook