Atualizado em: 18 outubro 2013

Cirurgia de Catarata Gratuita no SUS: Pré-requisitos

Para você que não sabe atualmente, 28 unidades de atenção especializadas fazem o procedimento, alem disso existem outras cirurgias cujo acesso gratuito é garantido pelo governo.
Você Sabia?
Que o cristalino é uma lente localizada atrás da pupila nos olhos e atua focalizando os raios de luz.
images (6)

A catarata piora a visão e pode até cegar

A catarata é um problema que atinge milhões de brasileiros. Muitas pessoas acabam se acostumando com o problema e com os óculos, que acabam se tornando os companheiros delas pelos restos dos dias. Mas em alguns casos nem as lentes corretivas ajudam, porque a doença tende a aumentar com o passar do tempo.

Quanto mais velho se fica, menos se enxerga.Mas o que alguns brasileiros ainda não sabem é da possibilidade de se realizar uma cirurgia para resolver os problemas das cataratas. E, melhor ainda, o procedimento pode ser feito totalmente de graça pelo SUS.

publicidade:

Sobre a Catarata

Apesar de ser um problema que é mais comuns nas pessoas mais velhas, a doença também tem surgido com cada vez mais frequência nos jovens. Acontece quando o cristalino, que é a camada que envolve os olhos e que está presente em todo mundo, começa a engrossar.

Dentre os sintomas mais comuns da doença estão problemas para se enxergar durante a noite, visão embaçada e também olhos sensíveis à luz.Os médicos afirmam que não existe ainda procedimentos que sejam comprovadamente eficientes na prevenção deste problema.

Cirurgia pelo SUS

Os médicos afirmam que os casos mais avançados da doença podem ser tratados pelo SUS, e um dos procedimentos mais comuns nestes casos é a cirurgia. Ela já foi considerada de alto risco, mas hoje em dia os riscos de que alguma coisa aconteça de errado é bastante pequeno se comparado a outras cirurgias.

Para conseguir uma cirurgia pelo SUS será preciso conseguir, antes de mais nada, um encaminhamento para consulta um médico oftalmo que seja credenciado do sistema público. Não é permitido levar consultar a laudos de médicos particulares para a realização de uma cirurgia pelo SUS.

Na consulta o médico vai fazer uma análise do caso e vai conseguir dizer se ele pode ou não ser encaminhado para cirurgia. Depois disso os pacientes deverão aguardar serem chamados. Nas grandes cidades geralmente a fila é maior e a chamada pode demorar, em compensação existem hospitais nas cidades do interior que conta com vagas sobrando para este tipo de cirurgia.

Vídeo sobre a Catarata

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook