Modificado em: 20 fevereiro 2014

Cio Canino (cachorro): Tempo, Duração, Sintomas, Comportamento

Entenda tudo sobre cio e saiba o período de ovulação da sua cadela.
Você Sabia?
As reações do organismo humano se assemelham muito às do cachorro quando tratamos do assunto cio, mas nesse caso as cadelas nunca entram na menopausa.
Cio

Assim que a fêmeas entram no cio os machos investem para procriar. (Foto: Divulgação)

O período do cio canino acontece durante a ovulação das fêmeas, nessa época é comum que os machos as procurem para acasalar, já que é possível que os cachorros sintam o cheiro típico que as cadelas exalam.

A cachorra entra na fase da puberdade quando tem o seu primeiro cio, isso ocorre entre os 7 a 15 meses de vida do animal. O organismo do bicho libera uma substância através da urina chamada feromônio e que exala o aroma sentido pelo sexo oposto.

As fêmeas estão prontas para procriar nesse estágio e qualquer cruzamento pode levá-la a engravidar, por isso, você deve saber exatamente quando seu animal de estimação está ovulando.

Tempo do Cio?

O cio das cachorras ocorre de seis em seis meses

Duração do Cio?

Essa informação pode variar de um animal para outro, mas a regra geral é de que as cadelas fiquem no cio durante aproximadamente 16 dias. Em alguns casos é possível ver as que têm um ciclo de oito ou nove dias.

Quais Sintomas da Cachorra no Cio?

  • Vulva inchada;
  • Corrimento límpido ou sangramento moderado.

Como se Comporta uma Cadela no Cio?

Primeiro ela aceita as investidas dos machos, mas nesse começo de cio a cadela ainda expulsa o macho que tenta montá-la, passado esse período, lá para o oitavo ou nono dia é o momento de aceitação.

O acasalamento acontece por necessidade de ambas as partes, é um ciclo natural e muito semelhante ao do humano.


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook