Atualizado em: 26 setembro 2009


Chuva Acida – O que é, Resumo, Causas

Chuva Acida - O que e, Resumo, Causas

A Chuva Ácida é um distúrbio ambiental que atualmente ocorre principalmente na Ásia, devido ao aumento do consumo de combustíveis fósseis na região. O óxido de nitrogênio e os dióxidos de enxofre, principais componentes da chuva ácida são liberados na queima de carvão e óleo.

Desde a década de 90, os países asiáticos vêm lançando toneladas de componentes ácidos na atmosfera. Como muitos pensam a chuva ácida não machuca a pele humana, mas também não é água que cai do céu.

Ao retornar à superfície por meio da chuva, os ácidos alteram a composição do solo e das águas, comprometendo as lavouras, as florestas e a vida aquática. Também pode corroer edifícios, estátuas e monumentos históricos, o que já acontece em vários lugares da Europa e nas ruínas maias do México hoje em dia.

Cerca de 35% dos ecossistemas europeus se encontram degradados pela acidez da chuva. Muitas espécies de peixes e quase todas as de moluscos não sobrevivem a índices altos de chuvas ácidas pelo fato de serem muitos sensíveis.


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook