Atualizado em: 15 agosto 2012

Chip para Carros: Custo, Como Adquirir e Prazos para Instalação

Entenda a novidade implantada pelo DENATRAN e o Governo Federal, agora seu carro terá de ser equipado com o SINIAV.
Você Sabia?
No Brasil a medida é nova, porém ela já pode ser vista em outros países. Aqui a intenção é melhorar o trafego de veículos e ajudar a diminuir o trânsito excessivo que as grandes cidades têm todos os dias.
Chip para Carros

Todo veículo deverá te um chip e assim alguns dados poderão ser vistos de perto pela central de monitoramento. (Foto: Divulgação)

Já foi definido o novo sistema de segurança que irá inibir os roubos dos carros, detectar com mais facilidade aqueles que estiverem com o documento atrasado ou multa na carteira e também será possível identificar os que trafegarem acima da velocidade permitida da via. Até 2014 todos terão o chip.

O SINAV (Sistema Nacional de Identificação de Veículos), mas que ficou popularmente conhecido como chip para carros foi aprova do pelo DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito) e também pelo Governo Federal, a medida promete trazer muitas vantagens aos donos dos veículos do Brasil.

publicidade:

Antenas que identificarão os chips eletrônicos serão espalhadas pelas cidades do país e sempre que um carro passar elas captaram o dados e enviarão para uma central de processamento, lá todas as condições do transporte serão analisadas.

Quem Deverá Instalar o Chip e Até Quando

Todos os veículos devem estar equipados até 2014 com o chip, entre eles temos os automotores, os de reboque e semi-reboque, ou seja, os que trafegam por via terrestre, sem exceção.

Multa para Quem Não Cumprir as Regras

Assim que o sistema for definitivamente implantado e a nova ideia entrar em vigor efetivamente os carros sem o SINIAV receberão multa e os motoristas perderão pontos na carteira.

A infração será considerada grave, por isso, a perda de cinco pontos serão registrados no documento do condutor. O valor que deverá ser pago ainda não foi divulgado, mas é certo que pesará no bolso.

Custo do Equipamento

O chip para carros custará entre R$ 20,00 e R$ 30,00, um valor acessível para que todos possam ter o equipamento sem precisar se desdobrar para atender às novas regras. Com o passar do tempo é bastante provável que esse preço seja ainda mais diminuído.

Por conta da quantidade de pessoas que terão que procurar o SINIAV, será preciso produzi-lo em massa, por conta disso as pessoas terão que tirar menos dinheiro do bolso.

Como Adquirir

Quem ficará responsável pela instalação dos chips nos carros será o DENATRAN de cada cidade. O indicado é procurar a unidade mais perto de você e procurar se informar dos detalhes. Algumas empresas receberão autorização para fabricar o chip, como é o caso da Tracker.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook