Atualizado em: 24 maio 2010

Champions League 2011 – Tabela

Originalmente conhecida como Taça dos Clubes Campeões Europeus em Portugal, já que no Brasil era conhecida como Copa dos Campeões da Europa, ou simplesmente como Taça Européia, a competição começou em 1955/1956, na forma de eliminatórias, com dois jogos, onde as equipes jogavam uma partida em casa e outra na casa do adversário.

publicidade:

A equipe que tivesse melhores resultados passava para a próxima eliminatória.

O formato e o nome foram mudados em 1992/1993. Com a mudança e evolução radical do sistema ao longo dos anos, a competição atualmente consiste em três fases de classificação, um estágio com disputa em grupos onde os times jogam um contra o outro, no sistema de “ida-e-volta” e então quatro fases de finais mata-mata.

Todas as fases de classificação e disputas tipo mata-mata consistem de dois jogos, exceto pela final, que é uma partida simples jogada em um local predeterminado.

A entrada nesta competição é limitada de acordo com o coeficiente da UEFA dos últimos 05 anos, sem contar o anterior, sendo que cada confederação tem direito, pelo menos, a uma vaga na primeira ronda de classificação.

Quanto melhor for o coeficiente, mais vagas abrirão.

O Real Madrid CF lidera o ranking de conquistas da competição, com nove títulos. Depois dele, as equipes mais bem-sucedidas foram o AC Milan com sete títulos, o Liverpool FC com cinco títulos, o FC Bayern Munique e o Ajax Amsterdam com quatro títulos.

O regulamento da Liga dos Campeões sofreu algumas alterações para esta temporada.

Para começar a explicar o regulamento da LIGA desse ano  e dos próximos se não ocorrerem mais mudanças coloco pra vocês o famoso “Ranking de Coeficientes da UEFA”, que analisa o desempenho dos clubes de cada país nas competições européias das últimas cinco temporadas.

De acordo com o desempenho dos representantes, o Campeonato pode ganhar ou perder vagas na Liga dos Campeões ou a Liga da Europa (antiga Copa da UEFA).

O Ranking abaixo é o de momento. Já conta inclusive a colocação para a próxima temporada (2010/2011), já que para a atual temporada as vagas já foram distribuídas.

De qualquer forma, na segunda coluna podemos ver as definições para a atual temporada.



Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook