Atualizado em: 4 janeiro 2013

Certidão Negativa de Débitos - Como tirar e autenticar

Saiba que a Certidão Negativa de Débito deve ser exigida das empresas em geral, nos seguintes, portanto fique atento as indormações
Você Sabia?
Que este serviço oferecido pela Secretaria da Receita Federal do Brasil - RFB possibilita ao contribuinte solicitar uma certidão que será emitida automaticamente, se não houver pendências nos sistemas da RFB.
Certidao-Negativa-de-Debito

Certidão Negativa de Débito é o documento que é emitido pelo INSS e que tem o objetivo de comprovar a regularidade de pessoa física ou jurídica

Para que serve e quando você irá utilizar e não fique por fora das informações para conseguir uma certidão negativa de débitos, um documento muito importante é a certidão negativa de débitos , que é um documento emitido pela Receita Federal , no qual se comprova que você não possui débitos junto a órgãos públicos.

A certidão emitida pela Receita Federal não abrange os débitos enviados ou inscritos na PFN (Procuradoria da Fazenda Nacional).

publicidade:

Para que Serve

Mas você sabe em quais casos você vai precisar de uma certidão negativa? Então, este documento é utilizado para que você possa provar que não possui pendências junto a órgãos públicos, ou seja, por exemplos: solicitação de financiamentos, compra e venda de imóveis, espólio, saída definitiva do país.

Quem tem Direito

A certidão negativa de débitos será fornecida ao contribuinte que se enquadrar, cumulativamente, este documento é obtido através da Internet, e tem validade de 30 dias. Já para as certidões obtidas nos postos da Receita Federal a validade é de 180 dias.

Como Solicitar pela Internet

1 – Primeiro é preciso que você entre no site da Receita Federal e, em seguida,e clique no link referente à sua situação (pessoa física ou jurídica).

2 – Depois preencha os dados solicitados e, assim, imprima a certidão obtida via internet

3 – Para imprimir a certidão, caso o botão padrão impressora não esteja presente na sua barra de menus acima da certidão, usar o botão do lado direito do mouse e escolher a opção Imprimir.

4 – Mas vale ressaltar que é importante lembrar que caso a pessoa possua alguma pendência a certidão não será emitida via Internet. Você deverá procurar o posto da Receita Federal de sua jurisdição a fim de regularizar a situação.

Tempo de espera para a obtenção da certidão

Por meio da internet: imediatamente. Após o preenchimento do formulário online o usuário imprime a certidão na sua própria impressora.  Nos postos da Receita Federal: o prazo de espera após a solicitação é de aproximadamente 10 dias úteis.

Consulte a Certidão Negativa de Débito através do endereço eletrônico www.cnd.der.pr.gov.br

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook