Cerrado Brasileiro – Localização

O Brasil é um dos maiores países do mundo. De fato, sua diversidade ultrapassa o limite cultural e atinge as distinções regionais. As respectivas delimitações e características dos climas e vegetações são impossíveis de serem unificadas em um único sistema nacional. O cerrado brasileiro, por exemplo, possui mais de 10 mil espécies de árvores, além de mais de 190 espécies mamíferos e mais de 700 espécies peixes.

Segundo o site Fazenda Passaredo, “O Cerrado se localiza entre 3° e 24° de latitude sul e entre 41° e 63° de longitude oeste, espalhando-se por 25% do território nacional, em 15 estados”. Em outras palavras, o cerrado brasileiro possui cerca de 200 milhões de hectares e englobas os estados de Tocantins, Goiás, Mato Grosso do Sul e todo o restante da região Central do país.

O cerrado brasileiro é constantemente vítima de exploração descontrolada e comumente sofre agressões de ocupação. Lembre-se que é de responsabilidade da Administração Pública a publicidade referente aos processos de controle ocupacional da região. Porém, compete ao cidadão conferir se os seus direitos estão sendo garantidos e, se for este o caso, exigi-los quando não realizados, tornando universal o bom uso da democracia. Afinal, o país e o cerrado são seus também!

Para saber mais sobre o cerrado, clique em Clima e Relevo,,Vegetação, Tipos de Cerrado, Leis de Crimes Ambientais, Conservação, Código Florestal, Legislação e em Fauna e Flora.