Atualizado em: 21 junho 2010

CBO 2010 – Ministério do Trabalho

Seja apenas para se informar ou para garantir direitos. É sempre bom saber em que classificação se enquadra o seu trabalho.

publicidade:

CBO

E para facilitar a vida dos trabalhadores brasileiros foi que o Ministério do Trabalho e Emprego tornou disponível a nova Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). Esta é mais atual e veio para  substituir a anterior, que não continha em sua lista algumas ocupações que surgiram na atualidade.

A CBO passou por mudanças, mas nada que tenha influenciado na estrutura e metodologia do documento.

No entanto, esta CBO, que é do ano de 2002, usa um novo método de  classificação de ocupações  assim como faz a revisão e atualização completas de seu conteúdo.

DEFINIÇÃO

A CBO é o documento que  nomeia e classifica as ocupações de acordo com as características das ocupações do mercado de trabalho brasileiro.

As mudanças sociais, econômicas e culturais que o mundo experimentou nos últimos tempos, impulsionou  a atualização do CBO.

MÉTODO DE CLASSIFICAÇÃO

A edição de 2002 da CBO tem ocupações que passaram a ser organizadas por famílias. Com isso, cada família forma um conjunto de ocupações semelhantes que equivalem a um domínio de trabalho mais amplo que aquele da ocupação.

INFORMAÇÕES

O banco de dados do novo CBO pode ficar á disposição do trabalhador no site ou também ser gravado em CD.

A novidade da CBO está em utilizar processo de descrição que desenvolve o trabalho por meio de comitês de profissionais que atuam nas famílias.

A nova CBO tem uma estratégia fundamental quando padroniza os códigos e descrições, poderá ser utilizada pelos mais diversos trabalhadores.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook