Atualizado em: 14 julho 2011

Casamentos Comunitários - Informações

Os casamentos comunitários são projetos realizados para regularizar a união daqueles que não possuem condições financeiras de pagar por uma cerimônia matrimonial.
publicidade:

Casamento ComunitárioNo Brasil, são inúmeras as realizações de casamentos comunitários de centenas de casais através de projetos sociais de instituições que se preocupam com o bem-estar da sociedade. Promovida pelo Tribunal de Justiça associado às entidades religiosas e ao cartório de registro civil, a oficialização do casamento tende a abençoar casais de todas as idades, que já residem no mesmo local, ou não, independentemente do tempo em que estão juntos.

O objetivo das instituições que efetuam casamentos comunitários é a inclusão social e proteção da família pela regularização do estado civil de casais que não possuem condições financeiras suficientes para realizar a própria cerimônia. A proposta do projeto é beneficiar os casais para viverem dignamente em sociedade. Declarados como cônjuges pelo Tribunal de Justiça, os casais regularizam sua união através do procedimento correto e a Cerimôniadocumentação exigida, que para os que vão se casar pela primeira vez são: cédula de identidade, CPF, comprovante de residência, certidão de nascimento, comprovante de renda.

publicidade:

Para se unir em matrimônio comunitariamente, é preciso esperar pela realização de casamentos comunitários no seu município. Ao entrar em contato com a prefeitura da sua cidade, é possível obter informações sobre este tipo de evento e o cronograma da projeção de datas para novos casamentos. As vagas para a participação desta cerimônia são limitadas, por isso quem estiver interessado deve ficar atento para garantir a sua inscrição.

Os procedimentos são similares a qualquer casamento civil. Podem participar do projeto aqueles que possuem até dois salários mínimos, toda a documentação necessária e nenhum impedimento legal para a realização do matrimônio. Além do valor do registro em cartório, os cônjuges recebem gratuitamente uma cerimônia completa com marcha nupcial, tapete vermelho, cobertura fotográfica e benção religiosa.

publicidade:

Você também vai gostar disso!

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook