Atualizado em: 13 janeiro 2011

Casamento em Cartorio – Preço e Documentos

Quando começa o ano muitas pessoas fazem planos para o novo ano e para algumas o plano maior é se casar. É muito interessante tal ocasião, já que é uma celebração do amor entre duas pessoas, porém como nem tudo são flores, existem também a burocracia e a necessidade do pagamento para ter seu casamento reconhecido perante à lei.

publicidade:

O Sempre Tops vem à você para informar sobre os preços e a documentação necessária para o casamento no civil.

No site: http://www.guiadecasamento.com.br você encontra várias informações sobre casamento e aqui vamos reproduzir algumas delas:

Para o casamento civil, em primeiro lugar os noivos devem decidir a data do casamento e procurar o Cartório de Registro Civil mais próximo de sua residência (com pelo menos três meses de antecedência) e dar entrada no processo do casamento civil. Se os noivos residem em bairros diferentes o processo deve ser nos dois cartórios. Para quem deixou para última hora, o prazo máximo é de 20 dias antes do casamento civil (varia de acordo com o cartório).

Para noivos brasileiros, solteiros, com mais de 18 anos é necessário:

  1. Certidão de nascimento e Cédula de Identidade (originais)
  2. Comprovante de residência (originais)
  3. Duas testemunhas

Existem casos especiais que além do que citamos acima, são pedidos aos noivos outros documentos.

Noivos divorciados

Cópia autenticada da Certidão de casamento anterior e da averbação do divórcio.

Noivos Viúvos

Cópia autenticada da Certidão de casamento e da Certidão de óbito do cônjuge.

Casamento estrangeiro

Para o casamento com estrangeiros, providenciar Certidão Consular (retirar no Consulado do país de origem) ou Certidão de Nascimento original, com carimbo da Embaixada Brasileira, feita por tradutor público juramentado e registrado em Cartório de Títulos e Documentos, ou levar uma cópia autenticada do Registro Nacional de Estrangeiros (RNE).

Noivos Menores

Conforme o Capítulo II do Código Civil – Da capacidade para o casamento:

Art. 1.517. O homem e a mulher com dezesseis anos podem casar, exigindo-se autorização de ambos os pais, ou de seus representantes legais, enquanto não atingida a maioridade civil.

Art. 1.520. Excepcionalmente, será permitido o casamento de quem ainda não alcançou a idade núbil (art. 1517), para evitar imposição ou cumprimento de pena criminal ou em caso de gravidez.

Quanto ao preço, mediante pesquisas na internet, varia de R$ 100,00 a R$300,00. Procure maiores informações no cartório da sua região.

Espero que tenha sido útil. Até mais!

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook