Atualizado em: 14 julho 2011

Cartório Eleitoral SP - Endereços

Obtenha todas as informações necessárias sobre os cartórios eleitorais, conheça todas as atribuições e saiba como proceder para encontrar o mais próximo de você.

EleiçãoBasicamente os cartórios eleitorais são responsáveis pela emissão do título eleitoral e pela atualização de dados do eleitor. Estes dados devem estar sempre atualizados e, imprescindivelmente, devem ser verídicos, a fim de evitar problemas com a justiça eleitoral. Cada cidade tem seu próprio cartório, mas caso ainda haja dúvidas quanto à localização, o Tribunal Superior Eleitoral – TSE disponibiliza em seu endereço eletrônico uma busca avançada que permite consultar qual o cartório eleitoral mais próximo.

Fazer uma consulta no site oficial do TSE é muito fácil, basta assinalar os campos com as informações referentes ao local em questão e pronto, as informações acerca de endereço e contatos aparecerão na tela de seu computador. Agora que você já sabe como encontrar o cartório eleitoral mais próximo de você, fica muito mais fácil manter seus dados atualizados ou até mesmo emitir seu título. Se você tem 17 anos não deixe esta oportunidade de lado e exerça sua cidadania.

publicidade:

Zonas Eleitorais

BrasilAs zonas eleitorais são regiões geograficamente delimitadas em um estado e que são administradas pelos cartórios eleitorais. Uma zona pode ser composta por mais de uma cidade, principalmente quando se tratam de municípios populosos e com um número elevado de eleitores. A divisão é baseada nas COMARCAS (divisões judiciárias estaduais), levando em conta que os juízes de Direito também exercem as atividades de juízes eleitorais.

Título Eleitoral

Os títulos eleitorais são documentos que comprovam que o cidadão está devidamente inscrito na Justiça Eleitoral Brasileira e de que ele está apto a exercer o eleitorado, tanto em eleições municipais quanto estaduais e federais. Neste documento constam as informações básicas do eleitor, tais como nome, data de nascimento e município e as informações de cunho eleitoral por partes deste, tais como a zona eleitoral, a seção, o número de inscrição eleitoral e a data de emissão do título.

 

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook