Atualizado em: 24 fevereiro 2011

Carteira de Trabalho – 2º via

De forma a contribuir para o processo de transparência legal competente à documentação trabalhista no que concerne à facilidade informacional tanto horária quanto de destinos, os trabalhadores devem contar com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego para retirar a 2º via da Carteira de Trabalho, documento que protege e assegura os direitos trabalhistas. Segundo o Ministério do Trabalho, a 2ª via poderá ser emitida em caso de extravio, furto, roubo, perda, continuação ou danificação.

publicidade:

Para tanto, o trabalhador necessita levar consigo: comprovante de residência, CPF, uma foto 3×4 recente e documento de identificação [carteira de identidade, a certidão de nascimento ou a certidão de casamento, exceto a carteira de motorista]. Lembre-se que é responsabilidade da Administração da União a clara divulgação de informações, assim como a facilidade de acesso às informações concernes aos direitos concedidos pelo Poder Público. Porém, compete ao cidadão brasileiro fiscalizar seus direitos e exigi-los quando não concretizados, de maneira a universalizar o bom uso da democracia.

Em caso de dúvidas, solicite atendimento com o Ministério do Trabalho clicando aqui ou efetue contato pelo telefone 0800 610101, com abrangência por todo o território nacional. Não deixe de conferir se a sua dúvida já não foi sanada na seção “Dúvidas Freqüentes”, agilizando o seu tempo.

Leonardo Telles Bigio

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook