Atualizado em: 13 maio 2013

Carnaval 2012 – Comprar Ingressos

O carnaval está chegando e os preparativos pra festa já estão quase prontos. No Rio de Janeiro a festa fica por conta das Escolas de Samba.

publicidade:

No final dos anos 1920 o Brasil buscava criar uma identidade capaz de diferenciá-lo dentro da nova ordem mundial estabelecida após a Primeira Grande Guerra. O conceito de negritude se destacava mundialmente valorizando as produções culturais negras como a Arte africana e o jazz. A festa carnavalesca e o novo ritmo de base negra recém surgido, o samba, seriam as bases para a formulação de um sentido de brasilidade. A valorização do samba e da negritude acabariam aumentando o interesse da intelectualidade nos novos “grupos de samba” que surgiam nos morros cariocas. Esse grupos passaria a se apresentar “no asfalto”, ou seja, longe dos guetos dos morros, sendo chamados de escolas de samba.

Tratados, inicialmente, como uma espécie de curiosidade “folclórica”, esses grupos foram, pouco a pouco, cativando a sociedade carioca com seu ritmo marcado, com a sonoridade inesperada de suas cabrochas e com os temas populares de suas letras.

Mantidas por décadas como elementos secundário da folia carnavalesca carioca, as escolas de samba adquiririam grande proeminência a partir da década de 1950, com a incorporação da classe média aos desfiles, consequência da aproximação entre as escolas e intelectuais de esquerda. A partir daí elas galgariam os degraus do sucesso até se tornarem o grande evento carnavalesco nacional.

Para comprar ingressos para o Carnaval Carioca basta clicar aqui.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook