Atualizado em: 8 setembro 2009

Camada Pré-Sal

Camada Pre-Sal

A camada pré-sal é um enorme reservatório de petróleo e gás natural, localizado nas Bacias de Santos, Campos e Espírito Santo. Estas reservas estão abaixo da camada de sal, por isso recebem o nome de “Camadas Pré Sal”. Estão localizadas aproximadamente a 7 mil metros abaixo do nível do mar, onde geralmente se localizam as maiores reservas de petróleo.

publicidade:

Por incrível que pareça, a Camada se formou aproximadamente há 100 milhões de anos e só hoje em dia que é explorada e estudada. Por mais explorada que a Camada está sendo, os pesquisadores ainda não conseguiram definir a quantidade total de petróleo e gás natural presentes nela. Os números apontam no mínimo 8 bilhões de barris de petróleo apenas em uma pequena região onde a camada está situada.

A tecnologia usada na extração do petróleo dessa camada é muito cara, por isso deve haver muito investimento. Se isso ocorrer, o Brasil pode se tornar futuramente o maior produtor e exportador de petróleo do mundo. Toda a região ainda está sendo estudada e explorada. A extração já teve inicio, mas como já foi dito, ainda precisa de muito investimento.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook